Fábrica de Rações Santana
A Nutrição ao Serviço da Lavoura
A Feira Agrícola Açores 2022 decorreu entre 17 e 19 de junho em São Miguel, e foi um evento de grande importância para o setor agrícola pela sua dimensão, envolvência e demonstração da capacidade que os agricultores têm em se adaptarem a novos e diferentes desafios, em áreas como a inovação e desenvolvimento, a segurança alimentar, o bem-estar animal ou a ambiental.
O destaque principal foi a realização pela primeira vez nos Açores, do concurso nacional da Raça Holstein Frísia, que foi um marco na afirmação da fileira do leite a nível nacional, e que foi um enorme sucesso, e que muito de se deveu à capacidade de organização que a Associação Agrícola de São Miguel tem desenvolvido ao longo dos últimos anos, sendo o concurso realizado em Santana, equiparável aos melhores de toda a Europa.
A vinda de animais do continente, da Terceira, Faial e Pico engradeceu o 39.º concurso nacional da Raça Holstein Frísia, e foi mais uma demonstração do querer e vontade que os produtores de leite têm na sua atividade, e que está devidamente assegurada, como foi constatável em mais uma edição do concurso juvenil da raça Holstein Frísia.
A Feira Agrícola Açores foi uma mostra do melhor que se faz na região, e a presença de animais de carne de várias ilhas contribuiu para a afirmação desta fileira junto de quem nos visitou, e que teve oportunidade de ver excelentes exemplares e aperceber-se da organização que vai ocorrendo nesta área.
O setor hortofrutifloricola foi igualmente uma área bem representada, onde foi possível constatar o trabalho que vai ocorrendo numa vertente com futuro assegurada e com capacidade de crescimento, indo assim, de encontro às necessidades dos consumidores. A agricultura biológica, a floresta ou a vinha foram setores que estiveram devidamente representados e que transmitiram a todos, que podemos continuar a acreditar neles.
Neste evento, onde o mundo rural esteve devidamente representado, através de demonstrações de várias atividades, verificou-se igualmente a comunhão de muitas entidades, desde os organismos oficiais, às cooperativas ou às empresas privadas, na construção de uma agricultura Açoriana cada vez mais forte e coesa. O seu empenho e dedicação foi fundamental para o sucesso do evento.
A excelência dos produtos Açorianos ficou clara nesta Feira Agrícola Açores, e a presença do Presidente do Governo dos Açores em várias ocasiões, veio reforçar o peso que a agricultura tem na economia regional, como potenciadora de riqueza e capaz de trabalhar com os outros setores económicos. Mais uma vez, o excelente trabalho efetuado pelos agricultores ficou bem patente a todos os que nos visitaram.
O balanço final da Feira Agrícola dos Açores foi muito positivo e foi uma aposta claramente ganha, permitindo igualmente, transmitir confiança ao setor económico mais importante da Região Autónoma dos Açores.
Atendendo às dificuldades existentes, os agricultores mereciam um evento desta dimensão.