Fábrica de Rações Santana
A Nutrição ao Serviço da Lavoura
A Agricultura continua a ser a principal atividade económica da Região Autónoma dos Açores, independentemente do desenvolvimento do turismo que se tem verificado. O crescimento sustentável da economia dos Açores passa sempre pela existência dum setor agrícola forte e coeso, capaz de respeitar o meio ambiente que o envolve, e isso, só se faz se existirem condições que permitam aos agricultores investirem nas suas explorações e desta forma, serem capazes de adaptarem-se às novas realidades, decorrentes de políticas agrícolas cada vez mais complexas e exigentes.
O investimento no setor agrícola regional é fundamental e crucial para o desenvolvimento económico de todas as ilhas, por isso, os quadros comunitários de apoio e todos as restantes iniciativas oriundas de Bruxelas ao dispor dos Açores, devem ser integralmente aproveitadas, porque só desta forma, é que poderemos ter uma agricultura competitiva, moderna e que se enquadre nos grandes objetivos das sociedades atuais.
A implementação do PEPAC-Açores é de grande importância para a coesão económica e social da região, pelo que, aguardamos que sejam dados passos decisivos que correspondam às expectativas dos agricultores, que embora, passem por dificuldades, têm sempre uma capacidade empreendedora excecional que tem de ser devidamente valorizada, porque são os primeiros a querer investir, acreditando no futuro, e isso só é possível, se os instrumentos financeiros estiverem atempadamente ao seu dispor.
O PEPAC-Açores deve ser o impulsionador do investimento na região, porque como é amplamente reconhecido, o investimento no setor agrícola tem retorno em toda a economia. Os próprios caminhos agrícolas intervencionados têm hoje em dia, benefícios para os agricultores, mas também, para os turistas. Igualmente, a modernização das explorações é um fator de atração dos mais jovens, contribuindo para o rejuvenescimento do setor agrícola. Os Açores têm tido nos quadros comunitários anteriores, taxas de execução elevadas, e isso tem sido um fator decisivo de estabilidade do mundo rural.
O PEPAC-Açores tem de ser utilizado como um instrumento financeiro capaz de alavancar a produtividade da Agricultura Açoriana, por isso, aguardamos que a sua implementação seja efetuada o quanto antes, para que que agricultores possam continuar a investir e assim, melhorar os seus rendimentos.
Jorge Alberto Serpa da Costa Rita