Fábrica de Rações Santana
A Nutrição ao Serviço da Lavoura
O XVIII Concurso Micaelense da Raça Holstein Frísia vai se realizar entre 21 e 23 de junho, constituindo uma montra das particularidades e especificidades das explorações leiteiras de São Miguel e consequentemente, dos Açores.
Mais uma vez, quem nos visita, terá a oportunidade de apreciar o empenho e a dedicação que os produtores de leite têm na sua profissão, podendo constatar a qualidade dos animais presentes, que resulta do enquadramento único e singular dos Açores, onde se verifica uma simbiose perfeita entre o meio ambiente e a agropecuária.
O esforço que tem sido feito pela produção tem sido evidente, resultando em animais de excelência, donde resulta um leite de características ímpares, devidamente apreciado não só na região, mas fundamentalmente no exterior. No entanto, os produtores não têm o devido reconhecimento na atividade meritória que desenvolvem, já que o preço praticado pelas indústrias continua a ser baixo e desmotivador para quem pretende melhorar as suas explorações, constituindo mesmo, um óbice ao desenvolvimento da fileira.
O concurso micaelense é sempre um espaço de convívio e de confraternização entre agricultores e famílias, sendo o concurso juvenil um exemplo do futuro que a Agricultura tem na região, atendendo à elevada aderência de jovens que participam, não só no concurso juvenil, mas também no curso de preparação de animais, que dura cerca de 4 dias e que se realiza durante as férias escolares da Páscoa.
A envolvência do concurso é conhecida de todos e a passagem por Santana nestes dias deve ser obrigatória, porque além dos atrativos existentes, que passam pelo concurso pecuário, mostra de aves, espaços institucionais e comerciais, tenda com áreas comerciais, concurso de fotografia "A Lavoura Micaelense", animação infantil, ou da zona de restauração, o recinto da feira convida as pessoas a passear e aproveitar um lugar muito aprazível, agradável e onde as crianças podem brincar à vontade.
Esperamos por todos em Santana.