Fábrica de Rações Santana
A Nutrição ao Serviço da Lavoura
A fileira do leite na região terá sempre um problema enquanto a produção não for devidamente reconhecida, nomeadamente com o pagamento aos produtores dum preço do leite justo e de acordo com o que a indústria europeia pratica. Os Açores continuam a ter um dos preços de leite mais baixos da Europa e esta é uma realidade inquestionável e que não pode deixar de ser recordada.
A recente pandemia do Covid-19 permitiu mais uma vez demonstrar que a maioria da indústria se encontra financeiramente bem, já que nenhuma delas recorreu a qualquer programa de apoio, ao contrário de alguns agricultores que tiveram de se endividar ou adiar o pagamento de dívidas. As dificuldades deveriam ser repartidas entre indústria e produção, mas são sempre os produtores que mais sofrem. A produção continua a ser o parente pobre da fileira.
As indústrias acomodam-se com a facilidade que têm em baixar o preço de leite pago aos produtores em vez de melhorarem as suas ineficiências, através da inovação e promoção dos seus produtos e deveriam utilizar os fundos comunitários ao seu dispor, para criarem produtos de valor acrescentado, capazes de aproveitar as qualidades particulares do nosso leite.
Perante esta postura repetitiva imposta pela indústria de penalizar os produtores não só pela via do preço, mas também pela produção, a Federação Agrícola dos Açores reivindicou algumas medidas que contribuem para a reestruturação da fileira, como a conversão das explorações de leite para carne, a redução da produção de leite e número de vacas até 20% sem que haja penalização no âmbito do Posei e a Cessação da Atividade Agrícola.
A indústria obriga-nos a procurar alternativas que ajudem à viabilização das explorações agropecuárias porque continuam a não aproveitar devidamente a excelência do nosso leite, que deveria ser capaz de entrar nos mercados pela sua diferenciação e pelas suas características próprias e únicas.
O pagamento de um preço de leite digno aos produtores, continua a ser um óbice significativo no desenvolvimento duma fileira fundamental para a economia regional.
Haja coragem para reunir toda a fileira para alterar esta situação.