Fábrica de Rações Santana
A Nutrição ao Serviço da Lavoura
As eleições para a Assembleia Legislativa Regional realizadas no passado dia 25 de outubro, resultaram na constituição de um novo Governo Regional dos Açores que já está em funções.
As eleições foram uma demonstração da maturidade dos Açorianos, que se pronunciaram nas urnas, com convicção e sentido de responsabilidade, optando pela eleição duma Assembleia Regional da Região Autónoma dos Açores mais plural e mais abrangente do que a anterior, alterando o quadro partidário do parlamento.
O XIII Governo Regional dos Açores não tem muito tempo para se preparar, porque tem desde já, de implementar as medidas necessárias capazes de contrariar as consequências duma pandemia, que ainda tem grande imprevisibilidade. Por mais que os especialistas abordem o tema, existem ainda muitas dúvidas do que vai acontecer, embora tenhamos todos, a esperança da vacina poder chegar o mais rapidamente possível. Mas independentemente do que possa acontecer, temos a certeza que os agricultores não podem parar, porque a população precisa de se alimentar.
O futuro será difícil e exigente para todos, já que a vulnerabilidade da economia regional é uma realidade, por isso, é tempo de aproveitar os nossos recursos naturais e a agricultura é a principal atividade económica dos Açores. Qualquer governante tem de saber que sem os agricultores, a economia fica em grandes dificuldades, devido às repercussões que a nossa atividade económica tem em todas ilhas.
Temos a sensibilidade que o presidente do Governo Regional dos Açores sabe da importância deste setor para a região, desta forma, aguardamos que tenha a determinação necessária que a Agricultura merece. Também o novo secretário regional da agricultura conhece bem o meio e já pertenceu ao movimento associativo regional, por isso, esperamos que crie as medidas que os agricultores necessitam, nomeadamente, na fileira do leite onde o preço pago ao produtor continua a ser teimosamente um dos, mais baixos da Europa e o seu empenho no quadro plurianual 2021-27.
Os rendimentos dos agricultores têm de melhorar, pelo que precisamos de um governo que seja proativo na defesa dos interesses dos agricultores porque com isso, beneficiam todos os Açorianos.