
Fábrica de Rações Santana
A Nutrição ao Serviço da Lavoura
A agricultura açoriana viveu, ao longo deste ano, dois momentos de grande significado e de enorme orgulho coletivo. A visita do Presidente da República, Professor Marcelo Rebelo de Sousa, em duas ocasiões distintas a São Miguel - primeiro para a inauguração da Feira Agrícola Açores e, mais recentemente, para o Azores Beef Fest - é uma prova clara da relevância crescente que o setor agrícola assume na vida económica, social e cultural da nossa Região.
Não se trata apenas da presença do mais alto representante da Nação, mas sim o reconhecimento de todo um setor que com esforço diário, sustenta famílias, promove o desenvolvimento local e contribui para a afirmação dos Açores no panorama nacional e internacional.
A inauguração da Feira Agrícola Açores foi um momento de grande impacto em que o Presidente da República pôde testemunhar a vitalidade da agricultura e a importância dos nossos produtores. Já no Azores Beef Fest, voltou a estar lado a lado com os agricultores e empresários, valorizando a qualidade da nossa carne, a dedicação das nossas gentes e a importância da fileira da carne no equilíbrio da nossa economia.
Igualmente contamos com a presença do Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, nestes eventos na Associação Agrícola de São Miguel. A sua participação reforça a ligação de proximidade com o setor, traduz o empenho do Governo Regional no desenvolvimento da agricultura açoriana e transmite confiança aos agricultores e empresários agrícolas, que encontram nas suas palavras e no seu compromisso uma motivação acrescida para enfrentar os desafios do presente e enfrentar o futuro com determinação.
Em suma, estes dois momentos foram ainda mais importantes para a juventude agrícola, que encontrou no gesto de proximidade do Chefe de Estado uma motivação acrescida para continuar a apostar no setor, na inovação e no futuro. São também fundamentais para as indústrias do leite e da carne, que se sentem mais valorizadas, mais reconhecidas e, sobretudo, mais estimuladas a enfrentar os desafios que se colocam diariamente. A Associação Agrícola de São Miguel agradece ao Presidente da República a atenção, a presença e o carinho que demonstrou pelo nosso setor. As suas visitas constituem um marco na história recente da agricultura açoriana e um incentivo para continuarmos, todos juntos, a valorizar o que de melhor sabemos fazer: produzir com qualidade, com paixão e com futuro.
Jorge Alberto Serpa da Costa Rita