Fábrica de Rações Santana
A Nutrição ao Serviço da Lavoura
A situação da fileira do leite na região tem sido particularmente difícil, verificando-se uma contínua diminuição dos rendimentos dos produtores de leite, que continuam a ter nos Açores, injustificadamente, o preço mais baixo da Europa por litro de leite.
As dificuldades das indústrias são sempre transferidas para os produtores de leite duma forma direta, e esta é uma política que a produção nunca aceitará, porque para a fileira do leite ser viável, é preciso que o preço de leite pago ao produtor seja justo e de acordo com as condições existentes no mercado.
Não podemos aceitar esta descontinua desvalorização da produção de leite na região que leva à constante desmotivação dos produtores que se dedicam todos os dias a esta atividade, fundamental para a coesão económica e social da região.
A Associação Agrícola de São Miguel nunca irá abdicar dos seus princípios de defender intransigentemente os seus associados, por isso, tem proposto ao longo do tempo, medidas que poderiam contribuir para a melhoria das condições da fileira. No entanto, tem encontrado algumas forças de bloqueio que impedem a criação de condições capazes de permitir uma maior valorização deste setor.
Ao invés, o Governo Regional dos Açores não se tem demitido das suas responsabilidades e tem avançado com medidas, em sintonia com a Federação Agrícola dos Açores, que constituem nesta fase de grandes dificuldades e incerteza, uma ajuda fundamental à sobrevivência do setor agrícola.
Temos desenvolvido um contínuo trabalho na defesa dos rendimentos dos agricultores na região, no país e em Bruxelas, tendo alcançado algumas importantes vitórias (como no caso da manutenção do Posei para os Açores), que são essenciais para o futuro da agricultura, e isso, resulta da constante procura de soluções que possam restituir a esperança aos agricultores desejada por todos.
Mas para que isto seja possível, não basta a produção e o governo regional fazerem o seu trabalho, é preciso que todos os restantes membros da fileira do leite assumam as suas responsabilidades e tomem as medidas certas e ajustadas, que passará sempre numa primeira fase, pela atualização do preço do leite.
Haja bom senso e coragem para tomar as medidas adequadas e assertivas para o bem da Agricultura Açoriana.