Fábrica de Rações Santana
A Nutrição ao Serviço da Lavoura
O VII Concurso Micaelense Holstein Frísia de Outono inicia um novo ciclo de concursos após os efeitos da pandemia provocada pelo covid-19, durante a qual os agricultores foram imprescindíveis, já que por nunca terem parado, evitaram uma grave crise alimentar na região, no país, na Europa e em grande parte do mundo.
Infelizmente, continuamos no caso da fileira do leite, a ter preços miseráveis pagos aos produtores, sendo o preço por litro de leite nos Açores o mais baixo da União Europeia, o que resulta numa desmotivação e desalento profundos para quem produz e o faz com empenho e dedicação. O trabalho dos agricultores tem de ser reconhecido e não pode ser constantemente desvalorizado pela indústria, que continua a não perceber as grandes dificuldades com que as explorações agropecuárias se debatem.
A conjuntura mundial tem obrigado ao aumento dos custos dos fatores de produção duma forma assustadora e os agricultores não poderão continuar a suportar estas subidas, se não houver um aumento significativo da parte da receita e também, uma nova abordagem e nova postura de todos os agentes do setor agrícola na região.
O Governo Regional dos Açores também tem de assumir as suas responsabilidades e se já tomou algumas medidas que devem ser reconhecidas como positivas para o setor agrícola, tem de se empenhar ainda mais na procura de soluções que sejam não só conjunturais, mas fundamentalmente estruturais, por que só assim, é qua agricultura na região, pode ter a importância que deve ter e ir de encontro à apetência que existe nos Açorianos pela agricultura, que está no seu ADN.
Aguardamos que das reuniões da Subcomissão específica dedicada ao setor do leite e produtos lácteos, criada no âmbito da PARCA, que reúne a produção, a indústria, a distribuição, os consumidores, e vários organismos do governo a nível nacional e regional, possam ser criadas medidas concretas e objetivas que impeçam a constante degradação do preço de leite pago à produção.
O VII Concurso Micaelense Holstein Frísia de Outono decorrerá de acordo com as regras impostas pela Direção Regional de Saúde e pretende contribuir para a autoestima dos agricultores que irão apresentar a excelência dos animais micaelenses e o trabalho excecional que têm desenvolvido no melhoramento genético das suas manadas.
As dificuldades existem e são muitas, mas estes eventos pretendem ser um espaço de convívio e confraternização entre agricultores e as suas famílias, pelo que é de grande importância a presença de todos.