Fábrica de Rações Santana
A Nutrição ao Serviço da Lavoura
O VI Concurso Micaelense Holstein Frísia de Outono realiza-se entre os próximos dias 29 de novembro e 1 de dezembro, constituindo mais um evento, em que a Associação Agrícola de São Miguel pretende demonstrar a todos os que nos visitam e seguem o concurso pecuário mundialmente, através da internet, a importância que o setor do leite tem na economia, em que é responsável por cerca de 35% da produção nacional e por 50% do queijo nacional.
Esta mostra da excelência dos animais no concurso pecuário tem contribuído duma forma objetiva para a promoção da fileira do leite no exterior da região, uma vez que os exemplares a concurso são de grande qualidade, e têm projeção a nível nacional e internacional, nomeadamente, nas revistas da especialidade que acompanham o que ocorre em São Miguel, ao longo destes dias.
Devido ao trabalho árduo e dedicado dos produtores de leite, os Açores têm mais de 70% das vacas de Portugal com classificação excelente, o que é um feito extraordinário e que nestes concursos fica à vista de todos, nomeadamente dos juízes que se deslocam a São Miguel e que elogiam duma forma sincera e sentida, a qualidade dos animais presentes em pista, acabando por servir de embaixadores da região no exterior, o que de certo, mais uma vez acontecerá, com o juiz deste concurso de outono, o canadiano John Werry.
O investimento que tem sido feito no melhoramento genético fica bem patente nos animais presentes, pena, é este esforço, não se refletir devidamente no cheque recebido pelos produtores do leite, já que infelizmente, a nossa indústria continua a não saber promover a qualidade do leite que recebe e com isso, não pratica junto dos produtores, o preço justo e adequado, capaz de dar sustentabilidade à fileira, já que para termos uma fileira de futuro, não podem haver parentes pobres.
A Associação Agrícola de São Miguel continua, no entanto, a fornecer aos seus associados ferramentas que lhe permitam melhorar as condições das suas explorações, por isso, neste concurso, está agendada uma conferência sobre genética que pretende aperfeiçoar a informação dos produtores nesta área. A formação e a informação aos associados são fundamentais, pelo que a Associação Agrícola de São Miguel tem aumentado duma forma significativa, os serviços relacionados com estas áreas.
Este concurso incluirá a expo aves, que já vai na sua 40.ª edição e também, a exposição comemorativa do aeroporto de Santana, na pirâmide do recinto da feira, que constituem motivos adicionais para acompanhar este evento.
Mais uma vez estão reunidas as condições para que os agricultores e suas famílias se desloquem a Santana para apreciarem a excelência dos animais presentes.
Contamos com a presença de todos.