Fábrica de Rações Santana
A Nutrição ao Serviço da Lavoura
O ano de 2021 vai ser um ano de grandes desafios pelo que temos de ter determinação no setor agrícola. A pandemia está aí e só quando as vacinas chegarem à maioria da população, é que poderemos esperar que a retoma da economia se inicie e com isso, possamos todos voltar à nossa vida normal.
Mais uma vez se vai provar a importância dos agricultores na sociedade porque a Agricultura nunca pode parar e será através da nossa atividade, que os alimentos irão chegar, nas devidas condições, à mesa dos consumidores. A profissão de agricultor é de grande dignidade e deve ser reconhecida como tal.
Mas para que exista agricultura, é preciso que os rendimentos dos agricultores sejam condignos com a atividade que exercem, e isso, infelizmente não acontece, porque o esforço árduo despendido durante 365 dias, não é devidamente compensado, deixando sempre, um sentimento de grande injustiça.
As indústrias de leite continuam a não valorizar um produto de excelência como o leite, não aproveitando uma matéria prima de qualidade que lhes é entregue, enquanto, os outros setores também vão tendo dificuldades, principalmente, devido às consequências da pandemia covid-19.
O Governo Regional dos Açores não pode alhear-se desta realidade e deve ter uma atitude proativa com a implementação de políticas que sejam capazes de ajudar os agricultores pelo que, e entre outras medidas a adotar, deve encontrar os meios financeiros que permitam cobrir os rateios não só do Posei, mas também das medidas incluídas no Prorural+, como são por exemplo, os pagamentos compensatórios a título de outras zonas afetadas por condicionantes específica (antigas MAAZD). Esta é aliás, uma reivindicação antiga da Federação Agrícola dos Açores.
Esta seria uma forma de compensar todos os setores agrícolas dos Açores, sem qualquer discriminação e ir de encontro às expectativas dos agricultores de obterem o rendimento previsto quando entregam anualmente nos serviços oficiais, as candidaturas das ajudas.
A justeza desta medida é por todos reconhecida, pelo que, esperamos que o novo Governo Regional dos Açores tenha capacidade de responder afirmativamente a este grande objetivo da Agricultura Açoriana.