III edição do campo de ensaios de milhos

A Cooperativa União Agrícola promoveu, mais uma vez, um campo de ensaio oficial das variedades de milho forrageiro Dekalb numa parcela com uma área de dois hectares na zona de Santana, a qual foi cedida pela Associação de Jovens Agricultores Micaelenses.

Ler mais...

Nova Calforce uma solução inovadora para um problema atual

A grande pressão a que os produtores de leite são sujeitos para atingir elevadíssimos níveis de eficiência também se começa a notar na recria. Há inúmeros estudos e dados que provam a relação entre um bom crescimento nas primeiras semanas com a diminuição da idade ao primeiro parto, aumento da produção na primeira lactação e até maior longevidade dos animais.

Ler mais...

O preço de leite nos Açores é o mais baixo da Europa

Como se pode comprovar nos quadros que se apresentam referentes ao mês de março de 2017, o preço do leite dos Açores é o mais baixo da europa, com um valor de 27,5 cêntimos por litro, enquanto São Miguel situa-se ligeiramente acima, com 27,6 cêntimos, sendo a média nacional de 28,7 cêntimos (inclui Açores), embora a do continente seja de 29,2 cêntimos.

Ler mais...

A Importância de uma correcta gestão de colostro

O Colostro é uma forma de leite de baixo volume produzido nos primeiros dias de amamentação pós-parto, transformando-se gradualmente em leite maduro. Tem uma importante função na imunidade passiva de algumas espécies de animais, como são exemplo os ruminantes.

Ler mais...

Espaço Novadan

Já muito tem sido escrito sobre a rotina de ordenha. Idealmente os tetos das vacas devem estar limpos e secos quando a vaca é ordenhada. A preparação pode ser feita de várias formas, sendo a mais higiénica a aplicação de espuma e limpeza com papel ou pano limpo.

Ler mais...

Desafios e oportunidades em nutrição de vacas leiteiras

Colocam-se-nos novos desafios em termos de bem-estar e saúde animal, de proteção ambiental, de qualidade e segurança alimentar e, cada vez mais, de diferenciação e criação de mais-valias em novos produtos - o que deve envolver toda a fileira (produção + transformação + comercialização).

Ler mais...

10 anos a formar preparadores de animais

O Curso de Preparadores de Animais já foi frequentado por mais de 300 formandos. Ao longo dos últimos 10 anos, a Associação Agrícola de São Miguel tem organizado consecutivamente o Curso de Preparadores de Animais para concursos pecuários.

Ler mais...

Cão de Fila de São Miguel

O cão de fila de São Miguel, também conhecido como o cão de vacas, faz parte do património histórico, económico e cultural dos Micaelenses mas também dos Açores.

Ler mais...

Milho forrageiro

Milho forrageiro boas práticas de ensilagem. A silagem de milho desde à muito que é realizada pelos lavradores açorianos, com intuito não só de ocupar as pastagens que se tornam pouco produtivas durante o verão, mas também por ser uma forragem de Primavera-Verão que produz grande quantidade de matéria seca por alqueire, para além de apresentar características ótimas para ser ensilada.

Ler mais...

Cultura de Beterraba

A beterraba sacarina na Ilha de São Miguel é uma cultura tradicional podendo representar um complemento essencial para muitos agricultores mas nas últimas décadas

Ler mais...

Preços de leite em vigor

Apresentam-se os preços de leite a pagar a partir de 1 de Dezembro, sem ordenação definida. Estes preços incluem o preço base com o subsídio do Governo Regional (6,235 euros/1000 Lt ou 1$25/Lt) e os bónus de qualidade, prémios de cooperativa, bonificação de cais para o leite entregue...

Ler mais...

Prevenção e controlo de Mamites em vacas leiteiras

A Mamite é a doença mais frequente e com maior impacto económico negativo nas explorações produtoras de leite. As perdas económicas traduzem-se através do leite que não é utilizado para venda, das reduções ou perda total da produção, do aumento de custos com o veterinário, medicamentos e aumento de mão-de-obra.

Ler mais...

O que são as micotoxinas?

As micotoxinas são substancias que os fungos e bolores produzem naturalmente como forma de defesa. Todos os materiais naturais e muitos dos sintéticos estão sujeito a contaminação por fungos e bolores. O desenvolvimento destes organismos é favorecido pela presença de calor e humidade.

Ler mais...

Problemas Podais em Bovinos Leiteiros e seus princípios de controlo

Os problemas podais (vacas mancas) são uma importante causa de refugo involuntário, juntamente com as mamites e a infertilidade, em explorações de vacas leiteiras. São responsáveis por prejuízos económicos consideráveis, podendo cada vaca manca, representar um custo total para a exploração superior a 400 euros (quebra de produção de leite, tratamentos, problemas de fertilidade futuros, etc).

Ler mais...

Hipocalcémia

A febre vitular ou hipocalcémia corresponde a uma grave deficiência de cálcio durante o parto (mais comum) ou no dia seguinte, sobretudo nas melhores produtoras e com menos frequência na 3ª e 4ª lactação. As consequências são importantes no plano económico e patológico.

Ler mais...

Nutrição da vaca leiteira

O objetivo deste artigo é transmitir aos agricultores a importância que o maneio nutricional tem na rentabilidade da sua exploração.

A boa alimentação é aquela que quando fornecida aos seus animais em quantidade e qualidade necessárias é capaz de potenciar todo o património genético dos mesmos.

Ler mais...

Silagem de milho

A silagem de milho forrageiro desde à muito que é realizada pelos lavradores açorianos, com intuito não só de ocupar as pastagens que se tornam pouco produtivas durante o verão, mas também por ser uma forragem de Primavera-Verão que produz grande quantidade de matéria seca por alqueire e por apresentar características ótimas para ser ensilada. Embora seja uma cultura com um baixo teor de proteína, apresenta teores de energia muito interessantes para o gado leiteiro.

Ler mais...

Kenocidin

Kenocidin é um pos dip, à base de clorhexidina e Mentha arvensis, registado como medicamento veterinário não sujeito a receita, apresentando características únicas e qualidade de topo, oferecendo garantias máximas na desinfecção e cuidado do teto.

Ler mais...

Preços de leite Verão

Apresentam-se os preços de leite atuais praticados pela Unileite, Bel, Insulac e Prolacto, que incluem no preço base o subsídio do Governo Regional de 6,235 euros/1000Lt ou 1$25/Lt e os bonús de qualidade, quantidade e cais.

Ler mais...

KENOSTART - O Iodo

As vantagens de utilizar um produto desinfectante para os tetos após a ordenha são conhecidas há dezenas de anos. Tem surgido no mercado inúmeros produtos para esse efeito, com vários tipos de substâncias activas e diferentes propriedades. A nível mundial, a substância activa mais utilizada é o iodo.

Ler mais...

MINVIT - Corrector vitamínico-mineral em grão

Sabemos que a quantidade de minerais presentes nas forragens é determinada pela sua quantidade no solo. No caso dos Açores, devido às características vulcânicas do solo, em geral há baixos níveis de cálcio, fósforo, magnésio (macro minerais) e selénio, zinco, cobre, cobalto e iodo (micro minerais ou oligoelementos).

Ler mais...

Higiene da máquina de ordenha ECO CHLORE e NITRACID AGRI

O correcto estado higiénico da máquina de ordenha e equipamentos associados tem grande impacto na qualidade microbiológica do leite e também no seu preço. A lavagem e desinfeção destes equipamentos é geralmente feita com recurso a dois tipos de produtos distintos, os alcalinos-clorados e os ácidos.

Ler mais...

Milho forrageiro - Boas práticas de ensilagem

A silagem de milho desde à muito que é realizada pelos lavradores açorianos, com intuito não só de ocupar as pastagens que se tornam pouco produtivas durante o verão, mas também por ser uma forragem de Primavera-Verão que produz grande quantidade de matéria seca por alqueire, para além de apresentar características óptimas para ser ensilada.

Ler mais...

COOPERATIVA UNIÃO AGRÍCOLA - CENTRO DE RETOMA

A Cooperativa União Agrícola celebrou um contrato com a VALORMED - Sociedade Gestora De Resíduos De Embalagens E Medicamentos, Lda., para funcionar como centro de retoma. Este surgiu da necessidade de assegurar uma gestão adequada dos resíduos de embalagens de medicamentos e de produtos de uso veterinário, gerados pela actividade pecuária, e proceder à sua recolha e valorização, quer do ponto de vista ambiental, quer do da saúde pública.

Ler mais...

Notícias Genéticas

Grande estabilidade nas últimas provas. Extraordinariamente no passado mês de Dezembro saíram as últimas provas dos touros internacionais. Com uma calendarização um pouco atípica em 2010, em 2011 passaremos a ter a saída de três provas, uma em cada quatro meses, sendo que a primeira saída das provas será a 5 de Abril, a segunda a 9 de Agosto e a terceira a 6 de Dezembro de 2011.

Ler mais...

SILENERGI

Conservante de silagem de milho, erva, luzerna ou outras forragens verdes. Este produto promove a acidificação rápida das silagens permitindo uma melhor multiplicação das bactérias produtoras de ácido láctico, essencial a uma conservação e qualidade nutritiva da silagem.

Ler mais...

Notícias Genéticas

IX Concurso Micaelense da Raça Holstein Frísia na Internet. A ctualmente a internet passou a ser a principal fonte de informação de milhões de pessoas que acedem diariamente a esta rede informática.

Ler mais...

Notícias Genéticas

No ano de 2009 atingiu-se um novo recorde, foram classificadas um total de 4985 vacas leiteiras pelos classificadores da Associação Portuguesa de Criadores da Raça Frísia.

Ler mais...

Importância do colostro na saúde do vitelo

O desempenho dos sistemas actuais de exploração leiteira sustenta-se em três pontos básicos: melhoramento genético, alimentação e sanidade. Estes pontos, quando trabalhados de forma sincronizada, permitirão uma maior produtividade e consequentemente maior retorno económico.

Ler mais...

Boas praticas e cuidados a ter no fabrico de rolos de silagem

Deve cortar a erva antes desta espigar, de forma a conseguir um bom conteúdo de açucares (amidos), são estes os responsáveis para que se dê uma boa fermentação e se obtenha uma silagem de alta qualidade. Os cortes devem ser feitos em dias secos e com sol, evitando-se sempre que possível dias chuvosos. Quando um rolo é ensilado com muita humidade, favorece o desenvolvimento de bactérias, fungos e ácido butírico, elementos prejudiciais á fermentação e conservação da silagem.

Ler mais...

“AGROFISCAL”

“Sistema de normalização contabilistica - Agricultura” Novo sistema de contabilidade “aproxima” mais os empresários e os Técnicos Oficiais de Contas

Ler mais...

Notícias Genéticas - A Excelência da Genética 2010

Na primeira semana do novo ano, já estava na caixa de correio dos sócios da Associação Agrícola de São Miguel o novo catálogo de touros para a campanha de 2010. O novo catálogo está recheado de novidades, excelentes touros, com qualidade aliada ao bom preço, como forma de ajudar aos produtores a continuarem a apostar na inseminação, baixando os custos inerentes ao serviço.

Ler mais...

PROAMA

Informam-se os associados que de acordo com a nova portaria do PROAMA, Portaria n.º 89/2009 de 23 de Outubro, passou a ser contemplado o apoio à compra de computadores.

Ler mais...

Notícias Genéticas

Provas de Agosto de 2009- No passado mês de Agosto saíram as ultimas actualizações das provas dos touros nos Estados Unidos e no Canadá. Tal como se passou no inicio desde ano nos Estados Unidos, no Canadá introduziu-se pela primeira vez as provas com base nos testes genómicos, resultando em mais alterações do que é normal. Com estes dados aumentou-se consideravelmente a fiabilidade das provas canadianas na saúde, produção e tipo.

Ler mais...

Visita de Campo a variedades de milho forrageiro comercializados pela Cooperativa União Agrícola

A selecção de variedades de milho forrageiro bem adaptadas à região tem sido uma das prioridades da Cooperativa União Agrícola. Muitos têm sido os campos de experimentação nas diversas zonas da nossa ilha, com o intuito de avaliar não só o potencial produtivo/quantitativo, assim como a sanidade das plantas e a avaliação de parâmetros que definem a qualidade do milho ensilado.

Ler mais...

AGROFISCAL

Procuraremos neste espaço a que designamos "AGROFISCAL", de facultar aos nossos associados diversa informação fiscal, contabilística e alguns procedimentos a ter em conta, por forma a garantir o cumprimento das obrigações perante a Administração Fiscal e sobretudo salvaguardar todos os direitos dos sócios enquanto contribuintes.

Ler mais...

A importância da água na cultura de milho

A lavoura micaelense tem manifestado a sua crescente preocupação com a fraca precipitação que tem ocorrido nos últimos meses, a qual tem vindo a provocar problemas no abastecimento de água nas explorações, assim como na produção de forragens de algumas zonas da ilha de São Miguel.

Ler mais...

Notícias Genéticas

No passado dia 23 e 24 de Maio celebrou-se em Santana o VIII Concurso Micaelense da Raça Holstein Frísia, com a participação de mais de 220 animais, que segundo as palavras do Juiz Internacional Canadiano Donald Dubois, foram de uma surpreendente qualidade morfológica e excelente apresentação.

Ler mais...

Nutrirural

A Cooperativa União Agrícola e a NutriRural estabeleceram recentemente uma parceria na área da nutrição vegetal com o objectivo de potenciar melhorias de qualidade, produtividade e rendimento nas principais culturas desenvolvidas nos Açores.

Ler mais...

Parasitismo: Um inimigo escondido na exploração

As parasitoses constituem um dos mais sérios problemas sanitários nas explorações bovinas, pelos prejuízos a elas associados. Sem apresentarem sinais clínicos alarmantes na maioria dos casos, levam a uma debilidade do efectivo, atrasando o crescimento nos animais jovens e à redução da produção nos animais adultos.

Ler mais...

Notícias Genéticas

Segundas Provas de 2009. No passado dia 16 de Abril saíram as segundas avaliações genéticas dos touros Holstein do ano de 2009. Estas novas provas confirmam uma vez mais a qualidade dos touros do catálogo 2009 da Associação Agrícola de São Miguel.

Ler mais...

Boas praticas e cuidados a ter no fabrico de rolos de silagem

Deve cortar a erva antes desta espigar, de forma a conseguir um bom conteúdo de açucares (amidos), são estes os responsáveis para que se dê uma boa fermentação e se obtenha uma silagem de alta qualidade. Os cortes devem ser feitos em dias secos e com sol, evitando-se sempre que possível dias chuvosos. Quando um rolo é ensilado com muita humidade, favorece o desenvolvimento de bactérias, fungos e ácido butírico, elementos prejudiciais á fermentação e conservação da silagem.

Ler mais...

A raça Aberdeen-Angus

A raça Aberdeen-Angus é uma das mais antigas do mundo, existindo registos históricos do ano de 1500. Foi desenvolvida no inicio do século XIX a partir de uma população de gado mocho de cor preta no Nordeste da Escócia, que demonstrava boas características para a produção de carne de qualidade.

Ler mais...

Prevenção e controlo de Mamites em vacas leiteiras

A Mamite é a doença mais frequente e com maior impacto económico negativo nas explorações produtoras de leite. As perdas económicas traduzem-se através do leite que não é utilizado para venda, das reduções ou perda total da produção, do aumento de custos com o veterinário, medicamentos e aumento de mão-de-obra.

Ler mais...

Noticias Genéticas

No final de mais um ano, a Associação Agrícola de São Miguel (AASM) está prestes a enviar para casa dos seus sócios o novo Catálogo de Touros para a campanha 2009. Este está recheado de muitas e boas novidades, que irá satisfazer as mais exigentes procuras.

Ler mais...

Notícias Genéticas

No dia 19 de Agosto de 2008 saíram as ultimas provas dos touros da raça Holstein. Nesta nova ronda de provas foram acrescentados milhões de novos dados a todos os touros, revelando em muitos casos um aumento de confiança (repetibilidade) nas suas provas.

Ler mais...

Balanço da campanha leiteira de 2007/08

Na Campanha leiteira de 2007/08 registou-se um crescimento da produção nos Açores, no continente e no país face à campanha de 2006/07, pelo que é importante analisar o seu comportamento, tendo em consideração o escalão de quota leiteira, o número de produtores e a quantidade produzida

Ler mais...

A cultura do milho

O sector primário assenta na Agro-pecuária. Para ser um sector competitivo e com sustentabilidade precisa de se tornar o menos dependente possível dos mercados dos cereais e consequentemente dos concentrados. A silagem de milho poderá ser uma solução. É fundamental que se "olhe" para a silagem de milho, à sua qualidade e ao seu maneio alimentar adequado, como um bom complemento alimentar.

Ler mais...

A cultura do milho

Para uma boa colheita é essencial que a cultura do milho seja bem cuidada, conseguindo-se uma seara homogénea e regular. Luís Albuquerque, da Proselecte, explicou os cuidados a ter

Ler mais...

O uso de inoculantes para melhorar a qualidade das silagens

A ensilagem é uma importante actividade nas nossas explorações agrícolas, na medida em que é a partir dela que vamos conservar a qualidade das nossas forragens. Embora, a fermentação ocorra de uma forma natural, resultante da multiplicação das bactérias existentes na planta, a velocidade e a eficiência na fermentação (diminuição do pH) é variável, uma vez que dependerá do número e do tipo de bactérias produtoras de ácido láctico presentes na forrageira.

Ler mais...

Nutrição da cultura do milho e interpretação de análises de solos

A Associação Agrícola S. Miguel organizou no passado dia 4 de Julho uma acção de sensibilização relativa à fertilização da cultura do milho, em que foram discutidos aspectos da nutrição da cultura como, por exemplo, sintomas de carência e o cálculo da adubação. No presente artigo pretende-se, embora de uma forma simples, relembrar alguns dos aspectos que foram focados naquela acção.

Ler mais...

A cultura do milho

O milho encontra-se entre os cereais mais semeados em todo o mundo, estando este associado directamente à alimentação humana e animal. Nos Açores, esta cultura arvense também assume um lugar de destaque nas explorações leiteiras, as quais utilizam as parcelas de terra com melhor aptidão para o seu cultivo.

Ler mais...

A cultura do milho

A determinação das quantidades adequadas e da fórmula do fertilizante aplicar, deverão ser encontradas pela avaliação da fertilidade do solo, através dos resultados de análise do solo.

Ler mais...

Agricultura na Irlanda

A Irlanda é um dos principais produtores europeus nestas áreas, sendo hoje apontada como exemplo de progresso e desenvolvimento na União Europeia

Ler mais...