Importância da qualidade das pastagens na Pecuária | Informações Técnicas


A produção pecuária baseada na utilização de pastagens e forragens é hoje sinónimo de qualidade. Produzir conservando, é cada vez mais uma vantagem competitiva da produção pecuária. Num mundo em que se tanto fala nos problemas ambientais, causados pela má utilização de recursos nas últimas décadas, é urgente desenvolver sistemas produtivos que combinem a eficiência económica, a preservação dos recursos naturais e a biodiversidade.

Reconhecendo a importância que as pastagens e forragens têm na produção leiteira da Região Autónoma dos Açores e por conseguinte na sua economia, a Fertiprado concebeu novas misturas e reformulou as já existentes para que as explorações açorianas possam aumentar a produtividade e a qualidade das suas pastagens e forragens.

A Cooperativa União Agrícola promoveu no passado dia 13 de Março uma visita de campo para todos os seus associados que teve como objectivo dar a conhecer à lavoura esta nova gama de misturas, após uma breve apresentação teórica no Parque de Leilões. Foi visitado uma das explorações que instalou nos seus terrenos quatro das várias misturas de sementes Fertiprado que se encontram disponíveis no mercado.

Estas consociações, que foram objecto da visita, contêm gramíneas e são ricas em leguminosas que irão permitir a fixação biológica de azoto, com as seguintes vantagens: forragem de superior valor alimentar, com especial incidência na proteína e digestibilidade; redução da aquisição de alimentos fora da exploração; e redução de aplicação de adubos azotados.

As sementes das várias leguminosas contidas nas misturas estão inoculadas com bactérias, Rhizobium, o que irá assegurar uma maior taxa de fixação de azoto atmosférico.

Na exploração visitada, existiu a oportunidade do agricultor conhecer duas misturas anuais (Speedmix e Avex), uma mistura bianual (Fertiaçores) e uma mistura perene para zonas frescas (Açores 4), as quais dão a possibilidade do agricultor fazer diferentes aproveitamentos em função das necessidades da sua exploração.

As primeiras consociações visitadas no campo foram das misturas anuais: o Speed-Mix Açores e o Avex Açores.

O Speed-Mix Açores é uma mistura de gramíneas e leguminosas que proporciona um alimento rico em energia e proteína, com alta digestibilidade. Esta mistura permite um rápido crescimento Outono/Invernal com a capacidade de fazer-se um primeiro pastoreio 50 dias após a sementeira. Está preparada para um aproveitamento intensivo em pastoreio durante todo ou parte do seu ciclo, sendo também utilizável para corte múltiplo, para verde, feno ou silagem.

Enquanto que o Avex Açores, trata-se de uma mistura que permite obter uma forragem com maior teor em fibra digestiva e rica em proteína. Esta mistura anual é recomendada para uma utilização mista: pastoreio e corte único ou múltiplo. Tem um estabelecimento mais rápido com grande crescimento Outono/Invernal, proporcionando um pastoreio precoce ou corte para ser utilizado em verde ou feno-silagem.

A terceira mistura vista no campo foi o Fertiaçores, que está vocacionado para uma utilização mista (pastoreio e corte) durante dois anos. Esta mistura bianual é constituída com azevéns bianuais e por leguminosas anuais e perenes de rápido crescimento e grande desenvolvimento. É recomendada para explorações que pretendam uma consociação com crescimento inicial um pouco mais lento que as misturas anuais, mas quando se encontram bem instaladas asseguram uma produção de forragem durante dois anos desde que haja disponibilidade de água no verão.

Por último, o agricultor teve oportunidade de conhecer uma mistura permanente, Açores 4, composta basicamente por gramíneas e leguminosas perenes, que apresentam um crescimento inicial mais lento que as primeiras misturas visitadas (anuais e bianual), mas que depois de bem estabelecidas garantem uma produção para 4 anos, desde que sejam instaladas em zonas em que não haja seca durante o verão. Esta mistura é composta por azevéns bianuais, hibridos e perenes e por leguminosas anuais e perenes. O primeiro pastoreio deverá ser realizado dois meses após a instalação.

Para que seja possível obter os resultados que foram vistos ao longo da visita, o agricultor deverá ter o cuidado em cumprir um conjunto de práticas, tais como:

- A preparação do terreno deve ser feita para que os primeiros 10 cm de terra fiquem bem desfeita e relativamente plana;

- A densidade de sementeira deverá ser respeitada. As doses excessivas favorecem as gramíneas em detrimento das leguminosas, resultante do ensombramento das leguminosas;

- O enterramento das sementes deverá ser feito recorrendo a um rolo compactador, o qual deverá colocar as sementes entre os 0,5 a 1 cm de profundidade;

- Em terrenos com pH iguais ou inferiores a 5,3, deverão ser aplicados correctivos agrícolas, de forma a criar condições para um pleno desenvolvimento das plantas existentes nas misturas;

- Ter cuidados acrescidos nas doses de azoto aplicadas em terrenos instalados com estas misturas, uma vez que o excesso de azoto no solo levará a uma redução do número de plantas leguminosas;

Por fim e como balanço da visita convém ainda referir um conjunto de aspectos que serão importantes na gestão das necessidades da exploração:

- Quanto maior for a persistência da variedade, menor será a sua produção anual;

- As variedades de ciclo longo são mais produtivas que as variedades de ciclo curto;

- As variedades permanentes têm crescimentos muito lentos ao longo da estação fria;

- A capacidade de obter um rápido crescimento das plantas e, por conseguinte, um pastoreio mais cedo, é mais significativa quando a sementeira é realizada cedo, antes que as temperaturas desçam.

 

ENGº NUNO DIAS