III edição do campo de ensaios de milhos | Informações Técnicas


A Cooperativa União Agrícola promoveu, mais uma vez, um campo de ensaio oficial das variedades de milho forrageiro Dekalb numa parcela com uma área de dois hectares na zona de Santana, a qual foi cedida pela Associação de Jovens Agricultores Micaelenses.

O evento decorreu a 7 de Setembro com o objetivo não só de apresentar as variedades de milho forrageiro da conceituada empresa Dekalb - Monsanto -  e os resultados com as técnicas de sementeira convencional versus twin rows, mas também relembrar, reforçar e promover a discussão entre o elevado número de participantes agricultores, técnicos e os demais interessados na cultura sobre a importância das boas práticas de ensilagem na qualidade do produto final.

À semelhança do que tem sido feito nos anos anteriores, este ano mais uma vez foi instalado vários campos de ensaio pela ilha com o sentido de compararmos o potencial produtivo das novas variedades com as que já são comercializadas pela Dekalb na Cooperativa União Agrícola.

No campo de ensaio de Santana, tendo em conta as condições edafo-climáticas existentes na zona, entendeu-se instalar variedades de ciclo FAO 600 e 500, as quais permitiram novamente aos presentes avaliar o elevado potencial genético das variedades Dekalb.

O DKC 6630, FAO 600 médio, por  apresentar uma capacidade de adaptação em diferentes situações, mantendo uma produção muito estável em condições difíceis;

O DKC 6340, FAO 600 curto, como uma variedade ideal para aquele produtor que pretende conseguir produções semelhantes a ciclos 700 e que não pode semear tão cedo ou que não pode colher tão tarde. Esta variedade recomenda-se semear com densidades médias, originando maçarocas cilíndricas com um grande número de filas. Possui um caule muito resistente à queda e à broca;

O DKC 6050, FAO 500, como uma variedade que consegue atingir a maturação do grão com um stay green excelente e uma muito boa resistência à acama;

O DKC 6040, FAO 500 longo, pela sua capacidade de produzir plantas com um muito bom acabamento, excelentes maçarocas e pela sua resistência à acama;

O DKC 6031; FAO 500 longo, por desenvolver uma planta "todo o terreno" que surpreende em situações adversas e, também, pela sua tolerância a fungos;

O DKC 5741, FAO 500 curto, sinónimo de maçarocas cilíndricas, longas e pesadas com elevado número de filas, apresenta um pequeno ângulo entre as folhas e o caule. Bom stay-green com folhas de cor verde escura. Adaptado a altas densidades de sementeira.

A preparação, a fertilização do solo, a sementeira e a proteção da cultura foram realizadas nas mesmas condições para todas as variedades, tendo sido reservado cerca de meio hectare para a instalação da cultura com o sistema de sementeira twin rows - linhas pareadas -, técnica já implementada na ilha desde 2015 e atualmente utilizada por vários agricultores.

O campo de ensaio foi instalado no final do mês de Abril com uma densidade de 80 000 plantas/ha na sementeira convencional e 85 000 plantas/ha na sementeira twin rows. A adubação da cultura foi realizada totalmente à  sementeira com adubos de libertação controlada, nomeadamente o ENTEC 25-15 e o esta kieserita (adubo com 25% magnésio) aplicados a lanço na dose de 50 kg/alqueire e 6 kg/alqueire respetivamente, e o ENTEC 20-10-10 aplicado na linha na dose de 25 kg/alqueire. As quantidades de adubo apresentadas referem-se ao alqueire de vara pequena. Para o controlo das junças e de folhas largas presentes na cultura foi aplicado a 2  l/ha o  herbicida de pós-emergência Zeus da Sapec quando as plantas do milho apresentavam-se com 3 a 4 folhas e para controlo do pirale e nóctuas o inseticida da SAPEC - JUDO na dose de 200 ml/ha.

Aquando do ensilamento, as variedades apresentadas foram sujeitas a uma avaliação morfológica, pesadas de forma a conhecer o seu potencial produtivo e, também, foram feitas colheitas de amostras para posteriormente realizar análises físico-químico, de forma a conhecer o valor nutritivo de cada uma das variedades.

A Cooperativa União Agrícola agradece a todos aqueles que contribuíram para a realização deste campo de ensaio e a todos aos que participaram e marcaram presença.

 

Nuno Dias

Técnico Responsável pela área da Produção de Forragens (Fertilidade dos Solos e Protecção das Culturas Forrageiras)

e-mail: torres.dias@live.com.pt

Tlm.: 961 307 961