Espaço NOVADAN - Formulação de post dips | Informações Técnicas


A aplicação de um produto após a ordenha (post dip) de boa qualidade é uma das medidas mais eficazes e de maior retorno na prevenção de novas infeções e manutenção de uma boa saúde do úbere e qualidade do leite. A utilização do post dip, uma vez que é recomendada há muitas décadas, é por isso mesmo uma prática muito bem estuda e com alguns progressos na formulação dos produtos ao longo do tempo.

Existe um número reduzido de substâncias que podem ser utilizadas, por vários motivos. É indispensável que um post dip seja desinfetante e que seja eficaz a matar rapidamente os tipos de bactérias que causam mamite. No entanto é também indispensável que apresente boa capacidade de cuidado da pele, para manter a pele lisa, macia e sem feridas. Há também várias limitações a nível europeu sobre que tipo de substâncias podem ser utilizadas na composição destes produtos. Por isso vemos os fabricantes destes produtos a trabalhar com as mesmas substâncias ativas.

Apesar de não haverem muitas variações nas substâncias ativas (agente desinfetante) utilizadas, a formulação do produto é complexa e utiliza vários outros ingredientes. Ou seja, um produto com iodo é muito mais que iodo! Esta é a razão de existem diferenças entre produtos com a mesma substancia ativa e até com a mesma quantidade.

A formulação final - produto comercial, é testada para comprovar a estabilidade da mistura dos vários ingredientes, assim como a sua eficácia. Ou seja, a eficácia e capacidade de desinfeção é muito mais complexa do que a simples análise da substancia ativa mencionada no rotulo!

Os óleos essenciais são um ingrediente bastante interessante para juntar a uma substancia ativa. Dependendo da planta que lhes dá origem, podem ter propriedades bactericidas e repelentes de moscas, conhecidas desde os tempos antigos e comprovados pela ciência atual.

O produto VIRI TE DIP é uma solução da NOVADAN que incorpora ácido láctico e óleos essenciais. Neste caso, conseguimos aumentar a eficácia bactericida como uma ação repelente de moscas, que é extremamente interessante.

As moscas são transmissoras de algumas bactérias que causam mamite e uma fonte de desconforto para os animais, especialmente quando perto dos tetos.

Pela sua ação repelente de moscas - juntando à desinfeção e cuidado da pele, VIRI TE DIP torna-se uma escolha muito interessante para os períodos de verão!

 

Rui Cepeda

Médico Veterinário

Novadan