Medição de ATP - NOVADAN | Informações Técnicas


Uma vaca saudável é uma vaca que produz, providenciando rendimento ao produtor. Mas numa produção sensível a múltiplos fatores, esta afirmação não é totalmente verdadeira. Para a obtenção do máximo retorno, a informação de tudo o que ocorre na vacaria é vital, permitindo obter uma visão mais aprofundada de diversos pontos críticos e assim, agir em vez de reagir perante qualquer anomalia.

A sala de ordenha é o último ponto sob controlo do produtor e onde por vezes, todo um trabalho se pode ver parcial ou totalmente perdido. A implementação de boas rotinas e utilização de produtos adequados para a higiene e desinfeção é fundamental. É neste ponto que na ótica de aprofundar e melhorar o apoio aos nossos produtores que temos disponíveis testes para medição de ATP.

ATP ou Adenosina Trifosfato, é a molécula de energia encontrada em todas as coisas vivas, tornando-a num indicador perfeito para tentar determinar se uma superfície está limpa ou não. Muitas empresas utilizam sistemas de medição de ATP para verificar rapidamente se as superfícies foram completamente limpas, seja na fabricação de alimentos ou em aplicações de saúde, e assim comprovar a higienização das superfícies que possam afetar a qualidade do produto. Resíduos, principalmente alimentos ou resíduos orgânicos, contêm grandes quantidades de ATP. Quando deixados numa superfície, os resíduos podem abrigar e desenvolver bactérias, causar contaminação cruzada, desenvolver biofilme e muitos outros problemas que podem comprometer a qualidade do produto. Após a limpeza, se executada corretamente, todas as fontes de ATP devem ser reduzidas significativamente.

O leite pode ser contaminado por microrganismos a partir de três fontes principais: do interior da glândula mamária, do exterior do teto e úbere e da superfície do equipamento de ordenha e tanque. Os resíduos de leite que ficam em contacto com a superfície do equipamento, proporcionam excelentes condições para a multiplicação bacteriana, sendo geralmente as bactérias de origem ambiental as que melhor se desenvolvem nestas condições. Devemos ter em conta a qualidade da água de lavagem, que também pode ser uma importante fonte de microrganismos.

Desta forma, a medição de ATP apresenta-se como uma ferramenta de muita utilidade e assim, com um teste rápido podemos fazer a monitorização da lavagem, em que no caso da deteção de valores anormais nos permite rapidamente procurar e tentar identificar a causa.

 

João Pereira

Médico veterinário

Novadan