Kenocidin | Informações Técnicas


Kenocidin é um pos dip, à base de clorhexidina e Mentha arvensis, registado como medicamento veterinário não sujeito a receita, apresentando características únicas e qualidade de topo, oferecendo garantias máximas na desinfecção e cuidado do teto.

 

Podemos resumir o Kenocidin em sete pontos:

1. Fecha o canal do teto: devido à sua viscosidade e textura, Kenocidin está em maior quantidade na extremidade do teto, fornecendo a protecção máxima na zona onde ela é mais precisa. Ocorre entrada de produto pelo esfíncter, devido a propriedades de capilaridade. O esquema e as imagens seguintes ilustram este aspecto de Kenocidin.

2. Desinfecção rápida e largo espectro: Kenocidin é eficaz na eliminação de agentes contagiosos e ambientais que mais frequentemente causam infecções intra-mamárias. Os testes de eficácia foram efectuados de acordo com as normas mais exigentes (EN 1040 e EN 1656), na presença de matéria orgânica.

3. Actividade prolongada: a absorção de Kenocidin pela pele promove uma forte ligação da clorhexidina à pele, sendo detectada actividade bactericida na ordenha seguinte.

4. Melhora a condição da pele: Kenocidin tem fortes propriedades de cuidado e regeneração da pele, devido aos emolientes presentes (alantoína, lanolina e glicerol), assim como à acção da Mentha arvensis. As suas propriedades foram confirmadas em ensaios de campo (exigidos para o registo como medicamento veterinário). A condição do teto tem influência directa na produção de leite!

5. Optimiza o funcionamento do esfíncter: um mau funcionamento do esfíncter representa um maior risco de mamite! O esfíncter sobre pressão constante por parte da maquina de ordenha e alterações no vácuo, sobre ordenha e a não substituição regular das tetinas causam uma maior agressão ao teto e ao esfíncter. Estes factores devem ser controlados, assim como utilizar um produto como o Kenocidin, que irá promover a regeneração do esfíncter ou a manutenção em boas condições, conforme comprovado no registo do produto.

6. Repelente de moscas: a Mentha arvensis é um repelente natural de moscas, transmissores de algumas bactérias causadores de mamite.

7. Estimula o fluxo sanguíneo: Kenocidin é altamente absorvido pela pele, a Mentha arvensis absorvida vai actuar em profundidade, promovendo o alargamento dos capilares sanguíneos, melhorando a circulação sanguínea originando uma remoção de toxinas mais rápida e maior regeneração da pele.

Adicionalmente, devido á sua viscosidade e textura, Kenocidin pinga menos que os restantes produtos, existindo menos desperdício e ficando mais produto onde ele deve estar - no teto!

 

Rui Cepeda

Médico Veterinário

Zoopan SA