Espaço Novadan | Informações Técnicas


A aproximação do inverno significa muitas vezes vacas mais sujas na ordenha e piores condições de trabalho. No entanto, devido à redução da quantidade de trabalho no campo, pode ser uma boa altura para olhar com mais atenção para a ordenha, criar melhores rotinas e conseguir bons resultados e mais fáceis de manter em alturas em que vai haver menos tempo disponível.

Já muito tem sido escrito sobre a rotina de ordenha. Idealmente os tetos das vacas devem estar limpos e secos quando a vaca é ordenhada. A preparação pode ser feita de várias formas, sendo a mais higiénica a aplicação de espuma e limpeza com papel ou pano limpo.

A concentração dos animais devido ao frio e ao nevoeiro, associado a mais lama, leva a tetos mais sujos, tornando a ordenha mais difícil. Dispomos na nossa gama do NOVA LA SPAY, espuma com desinfetante - ácido láctico, com boas propriedades de limpeza e desinfeção da pele. Infelizmente um teto sujo nunca fica corretamente desinfetado, acabando por ser mais importante limpar que desinfetar. Nesse sentido, o produto LP CUA apesar de não possuir desinfetante na sua composição, tem uma maior capacidade detergente e de dissolver a sujidade sem agredir a pele, podendo ser uma boa solução para esta altura do ano, se as vacas vierem muito sujas. 

A descida da temperatura e o aumento do vento tem uma ação negativa na pele do teto, tornando-o mais seco e rugoso e levando ao aparecimento de cortes ou feridas, devendo ser utilizado um produto após a ordenha com grande capacidade de cuidado da pele. Pela maior sujidade dos animais, também necessitamos de grande poder de desinfeção. O JOPO FILM sendo o produto mais "forte" em termos de desinfeção na gama da Novadan é também muito bom para a pele, pela tecnologia utilizada na estabilização do iodo que o torna menos agressivo e que permite a utilização de alantoina, uma substancia natural cicatrizante e de cuidado da pele, sem comprometer a capacidade de desinfeção. É também muito importante utilizar um produto espesso, mas que forme uma barreira respirável e que desapareça até à ordenha seguinte ou que seja fácil de remover. Produtos que fazem uma barreira estanque, não deixam a pele "respirar", ficando melada e mais frágil, agarrando também mais sujidade e tornando o teto mais difícil de limpar. Com JOPO FILM o teto fica bem coberto no final da ordenha (período de maior risco), mas o produto é absorvido nas horas seguintes fazendo uma desinfeção profunda e cuidando da pele. 

JOPO FILM tem provas dadas no último período de inverno em São Miguel, cicatrizando as feridas e levando a uma pele saudável, lisa e elástica. Apesar de agricultores utilizarem o produto durante todo o ano com bons resultados, observamos no último ano resultados surpreendentes durante o período de inverno em zonas médias e altas.

Conforme referido, o período de inverno pode ser aproveitado para introduzir mudanças na rotina de ordenha. Uma das medidas que vemos cada vez mais é a utilização de ácido peracético - OXIVIT AKTIV PLUS para desinfeção do conjunto de ordenha.

A utilização de hipoclorito - lixivia, para desinfeção do conjunto de ordenha é agressiva para as borrachas como pode contaminar o leite. Os produtos como o OXIVIT AKTIV PLUS são especialmente formulados para esta utilização, sendo eficazes em doses baixas 0,2% (20 ml para 10 L de água), não deixando qualquer resíduo. Para a desinfeção do conjunto de ordenha ser eficaz, é necessário renovar sempre que a água começa a ficar suja com leite (normalmente a cada 6 a 10 vacas) e preparar uma solução "fresca" em cada ordenha. Caso não seja corretamente utilizado, em vez de desinfetar o conjunto de ordenha estaremos a contaminar ainda mais, como no caso da imagem.

O OXIVIT AKTIV PLUS pode ser também utilizado ser utilizado no final da lavagem da máquina de ordenha ou tanques de forma a garantir a desinfeção do equipamento, sem necessidade de enxaguar e sem qualquer risco de resíduos no leite. Uma alternativa mais eficaz e mais segura à lixivia, com doses de utilização muito mais baixas.

 

Rui Cepeda

Médico Veterinário