Necessidades e suplementação de minerais, vitaminas e probióticos em vacas leiteiras, nos Açores | Informações Técnicas


A evolução genética da vaca leiteira nas últimas décadas levou a um aumento brutal da produção de leite por animal. Como é fácil de perceber, estes animais tem necessidades bastante diferentes de uma vaca leiteira de há 40 ou 50 anos, especialmente ao nível da nutrição.

A base da alimentação nos Açores continua a ser a pastagem e a silagem, e ainda que seja possível melhorar a qualidade de uma pastagem ou ter os cuidados necessários para obter uma excelente silagem (conforme já foi explicado em número anterior), isto não é de forma alguma suficiente para as necessidades actuais. Devemos também ter em conta as características do solo, que ira determinar a quantidade de minerais presentes nos alimentos lá produzidos.

Também as rações melhoraram muito de qualidade ao longo das últimas décadas, no entanto se conseguimos com uma boa ração completar as necessidades de energia e proteína, o mesmo não se passa ao nível dos minerais, vitaminas e outros aditivos especiais, tornando-se indispensável a suplementação com um corrector como o FOSCAVIT FERTI PLUS, pelos motivos que vamos ver de seguida.

 

I - MINERAIS

As necessidades da vaca leiteira em macrominerais (Cálcio, Fósforo, Potássio, Sódio, Enxofre, Magnésio e Cloro) são elevadas, por esse motivo FOSCAVIT FERTI PLUS contem altos teores nestes elementos, Cálcio 23.0%; Sódio 4,0%; Fósforo 4,0%; Magnésio 4.0% e Cloro 6,7%, de forma a uma complementação perfeita da alimentação dos animais.

Num trabalho de 2007, de Pinto C., Viana J. e Aranha P. sobre Carências em oligoelementos em bovinos nos Açores, foram avaliados os níveis no sangue de vários microminerais em animais. De salientar que 92% dos bovinos estudados apresentaram níveis muito baixos de Iodo plasmático, associados a valores de tiroxina inferiores ao normal. Cerca de 85% das explorações rastreadas apresentaram pelo menos um bovino deficitário em vitamina B12 (indicadora do estado nutricional em Cobalto. Cerca de 31% das vacas e 85% das novilhas analisadas apresentavam valores baixos de Selénio. Os valores de Cobre revelaram que cerca de 31% das vacas leiteiras e 72% das novilhas se encontravam carenciadas neste elemento. Cerca de 38% das vacas apresentaram valores deficitários de Zinco, enquanto que nas novilhas este valor ascendeu a 53%. Os autores concluem que o reforço alimentar em oligoelementos é fundamental para garantir bons níveis de produtividade e prevenir o aparecimento de patologias como a infertilidade, aumento das células somáticas no leite e mortalidade em vitelos.

O FOSCAVIT FERTI PLUS possui 41mg de Iodo, 42mg de Cobalto, 9000mg de cobre, 3520 mg de Manganês e 33,3mg de Selénio. No entanto, sabe-se que uma vaca leiteira não consegue absorver no seu intestino tudo o que necessita de alguns microminerais, uma vez que os locais onde os minerais passam para o interior do intestino se encontram ocupados pela grande quantidade de macrominerais. A única forma de fornecer estes microminerais a uma vaca leiteira moderna, de forma a que ela os utilize é através dos minerais orgânicos (ou quelatos). Sob esta forma ocorre uma absorção de 100% do micromineral administrado. Por este motivo FOSCAVIT FERTI PLUS contem 3860mg de Zinco (óxido+quelato). Esta suplementação vai ter efeitos visíveis na saúde do animal, em especial na melhoria da fertilidade, do sistema imunitário (diminuição do número de células somáticos) e nos problemas de patas, conforme já referido!

 

II - VITAMINAS

A suplementação de vitaminas através de um corrector também apresenta grandes vantagens para o animal, especialmente quando se administram vitaminas ruminoprotegidas. No FOSCAVIT FERTI PLUS, estão presentes Vitaminas A, D3 e E protegidas, assim como vitaminas do grupo B, para melhorar o metabolismo do animal e particularmente a fertilidade. Por sua vez, o fornecimento de uma dose extra de Niacina, permite à vaca leiteira um melhor funcionamento dos mecanismos energéticos, reduzindo o risco de cetose.

 

III - PROBIÓTICOS

Se uma vaca leiteira moderna pode ser comparada a um carro de Formula 1, então o seu rúmen será o motor, que irá fazer mexer todo o mecanismo! Queremos fornecer a este motor a maior quantidade de energia possível, no entanto também sabemos os riscos de acidose que dai vem (com especial comprometimento das patas). Para estabilização do motor da vaca leiteira, FOSCAVIT FERTI PLUS possui leveduras vivas de Saccharomyces cerevisiae da estirpe CBS 493,94, que promovem o melhor funcionamento e saúde do rúmen proporcionando uma utilização do alimento óptima.  

Conforme já referimos, estes componentes são essenciais para um bom estado dos cascos e pata, bons níveis de fertilidade e um forte sistema imunitário, todas elas questões que um produtor de leite encontra diariamente na sua actividade!

 

Rui Cepeda

Médico Veterinário

Zoopan

 

 

* Pinto C., Viana J. e Aranha P. 2007. "Carências

em oligoelementos em bovinos dos Açores". VII Encontro

da Sociedade Portuguesa

de Epidemiologia e Medicina

Veterinária Preventiva, Peniche.