Novas Realidades e Tendências nas Avaliações Genéticas | Informações Técnicas


Decorreu na Cooperativa União Agrícola, uma palestra dedicada ao melhoramento genético e desafios de futuro. Como orador tivemos o ilustre Horacio Larrea, um verdadeiro especialista no melhoramento genético.

Horacio é responsável pelo programa de melhoramento genético da Semex, e responsável pelos mercados da América Latina, Portugal, Espanha e Itália.

De acordo com a situação atual, foi abordado que o mercado mundial da genética leiteira, está a focar-se em dois pontos principais.

1. CAPACIDADE

PARA CONVERTER

MATÉRIA SECA EM LEITE

 

2. RESISTÊNCIA

A DOENÇAS

De forma a responder ás necessidade de obtenção de animais mais rentáveis e ambientalmente menos poluidores, foi criado o índice de EFICIÊNCIA DE CONVERSÃO, permitindo desta forma selecionar animais mais ou menos eficientes.

Este índice, é um cálculo económico que expressa os dólares extra por lactação que uma vaca gera devido à sua capacidade em converter mais litros de leite, gordura e pela sua poupança em energia de manutenção.

Este índice subdivide-se então em:

 

1. Feed Saved (FS)

Poupança de Alimentos

 

Poupança alimentos expressa-se em libras de comida poupada por lactação. Comida poupada devido a menor necessidade de energia de manutenção (peso corporal) + libras de comida poupada na ingestão residual (diferença entre a ingestão esperada e a ingestão real).

 

2. Feed efficiency $ (FE$)

Eficiência Alimentar

 

A eficiência de cada animal na transformação da comida em energia.

Compara consumo real vs consumo estimado para manutenção e produção.

Embora a confiabilidade deste índice seja relativamente baixa.

 

- 28% para touros genómicos

- 38% para touros provados

 

Espera-se que o progresso genético seja significativo, devido ao alto impacto económico da característica. A Poupança de Alimentos tem 4 % do peso na fórmula do NM$, e prevê-se que este peso irá aumentar paulatinamente, à medida que tenhamos mais  informação sobre estes dados.

O segundo ponto da palestra as Resistências a Doenças, abordou-se o índice IMMUNITY +, um índice de seleção vocacionado para obtenção de animais geneticamente mais saudáveis, assim como animais mais resistentes a doenças.

 

Eng. Henrique Moniz Lourenço