Sementes de Azevêm e Leguminosas FERTIPRADO | Informações Técnicas


O gado merece,

A produção pecuária baseada na utilização de pastagens e forragens é hoje sinónimo de qualidade dos produtos pecuários.

Nas últimas décadas, a industrialização dos sistemas de produção de carne e leite, provocaram problemas de saúde humana e animal e em consequência, motivaram a desconfiança e rejeição dos consumidores.

Queremos contribuir para desenvolver as condições de produção pecuária dos nossos clientes, proporcionando maiores e melhores produções, e aumentando a qualidade e diferenciação que os nossos sistemas podem oferecer.

 

a terra agradece!

Produzir conservando, é cada vez mais uma vantagem competitiva da produção pecuária. Num mundo cheio de problemas ambientais, causados pela má utilização de recursos nas últimas décadas, é urgente desenvolver sistemas produtivos que combinem a eficiência económica, a preservação dos recursos naturais e a biodiversidade.

 

Reconhecendo a importância que as pastagens e forragens têm na produção leiteira da região autónoma dos Açores e por conseguinte na sua economia, a FERTIPRADO concebeu misturas para que as explorações açorianas possam aumentar a produtividade e a qualidade das suas pastagens e forragens.

Estas misturas ricas em leguminosas permitem fixação biológica de azoto, com as seguintes vantagens:

- Forragem de superior valor alimentar, com especial incidência na proteína e digestibilidade.

- Redução da aquisição de alimentos fora da exploração.

- Redução de adubos azotados.

 

As sementes das várias leguminosas usadas nas misturas FERTIPRADO são inoculadas com Rhizobium, assegurando elevadas taxas de fixação de azoto atmosférico. Estas leguminosas promovem um aumento considerável da produção e da proteína, permitindo também, reduzir ou anular a utilização de adubos azotados.

A possibilidade de fazer diferentes aproveitamentos das misturas FERTIPRADO permite que os agricultores possam decidir em função das necessidades da sua exploração. Assim a FERTIPRADO disponibiliza três tipos de misturas para os Açores:

- Speed-mix Açores

(mistura anual)

- Fertiaçores

(mistura temporária)

- Açores 4

(mistura permanente)

 

“Speed-Mix Açores”

É uma mistura de gramíneas e leguminosas, muito versátil e preparada para um aproveitamento intensivo em pastoreio durante todo ou parte do seu ciclo, sendo também utilizável para corte múltiplo, para verde, feno ou silagem. Composta por uma rigorosa selecção de azevéns anuais mais produtivos do tipo westerwoldicum e italicum e por leguminosas anuais de rápido crescimento e grande desenvolvimento, proporciona um alimento completo, rico em energia e proteína, com alta digestibilidade.

O Speed-Mix Açores permite um rápido crescimento Outono/Invernal com capacidade para permitir o 1º pastoreio 50 dias após a sementeira. Esta capacidade é mais significativa quando a sementeira é realizada cedo, antes que as temperaturas baixem.

Speed-Mix Açores é ideal para explorações que pretendam efectuar vários pastoreios no Inverno e cortes múltiplos na Primavera, com reduzido teor em fibra e elevado teor proteico. O último corte deverá ser feito quando as leguminosas estiverem em plena floração.

 

“Fertiaçores”

É uma mistura bianual vocacionada para uma utilização mista - pastoreio e cortes múltiplos. Garante uma boa produção durante dois anos, repartida por vários pastoreios e cortes.

Fertiaçores é composto por azevéns bianuais e por leguminosas anuais e perenes de rápido crescimento e grande desenvolvimento, proporciona um alimento completo, rico em energia e proteína, com alta digestibilidade.

Fertiaçores é recomendada para explorações que pretendam uma consociação com rápido crescimento inicial e em simultâneo capaz de assegurar produção de forragem de excelente qualidade durante dois anos.

 

“Açores 4”

A mistura Açores 4 é composta basicamente por gramíneas e leguminosas perenes, que apresentam elevada produção de erva de qualidade e boa persistência. São capazes de melhorar consideravelmente a rentabilidade das explorações leiteiras porque permitem:

- Aumentar substancialmente a produção e a qualidade da erva, com principal destaque para a proteína.

- Melhorar a rentabilidade da produção de leite, já que permitem arraçoamentos mais económicos.

- Facilitar a recria e engorda de animais jovens.

- Aumentar a taxa de reprodução das fêmeas.

Não recomendamos a utilização de adubos azotados em cobertura, pois as leguminosas presentes nestas misturas conseguem fixar por ano 200 a 300 kg/ha de azoto atmosférico.

Esta mistura permanente tem dupla aptidão: pastoreio e/ou corte, pode ser utilizada em pastoreio contínuo ou rotacional, mas o pastoreio rotacional favorece a produção e a persistência das plantas que as compõem.

Quando reservada acumula grande produção forrageira que pode ser aproveitada para corte, proporcionando feno ou silagem de excelente valor proteico e com alta digestibilidade.

 

Normas de instalação

Preparação do terreno: deve efectuar-se de forma a que uma camada superficial com a espessura mínima de 10 cm fique bem desfeita, e relativamente plana.

Época de sementeira: no Outono, o mais cedo possível, antes que a terra arrefeça. As misturas permanentes podem ser semeadas também na primavera.

Dose de sementeira: respeitar a dose recomendada para cada uma das misturas ajuda no seu equilíbrio e evita gastos excessivos em semente. Doses excessivas favorecem as gramíneas, provocando ensombramento das leguminosas e seu consequente desaparecimento.

Enterramento da semente: sendo as sementes muito pequenas, é importante que a terra esteja bem preparada e que a semente fique colocada entre 0,5 e 1 cm de profundidade para isso deverá ser utilizado o rolo compactador.

Após a distribuição da semente é totalmente desaconselhado o uso de fresas, grades de discos e maquinaria similar para evitar excessivo enterramento.

 

Correcções e Fertilizações:

As correcções e fertilizações devem efectuar-se tendo em conta as análises de solo.

Sempre que o pH (em H2O) do solo for igual ou inferior a 5,3 devemos aplicar calcário. A correcção da acidez do solo, através da calagem, não só permite às plantas (sobretudo às leguminosas, mais exigentes) uma melhor nutrição em Cálcio, mas actua também sobre o aumento da disponibilidade de outros elementos essenciais (tais como o Fósforo e Molibdénio), além de acelerar a taxa de mineralização da matéria orgânica do solo.

 

Para mais informações fale

com o técnico da Cooperativa

União Agrícola Engº Nuno Dias.

 

Eng. Joel Presa

Fertiprado