Compromissos da Monsanto para uma Agricultura Sustentável | Informações Técnicas


Face à necessidade crescente de procura de alimentos no mundo,  a Monsanto propõe-se a fazer aumentar a produção das três culturas mais importantes: Milho, Soja e Algodão.  Para tal a Monsanto compromete-se a duplicar a produção destas culturas, tornando mais eficiente a utilização dos recursos naturais e dos factores de produção, melhorando a qualidade de vida dos agricultores. Para além disto, apoiará e patrocinará a investigação pública, visando melhorar também a produtividade das culturas do trigo e do arroz.

                Sabemos que a agricultura, a nossa especialidade, pode oferecer respostas capazes aos desafios que se nos colocam hoje e num futuro próximo, que é o crescimento da procura de alimentos. O verdadeiro desafio do século XXI.

                Desafio este que pelas últimas previsões da FAO, aponta como principal problema o aumento da população mundial, para nove mil milhões de habitantes no mundo em 2050, o que faz com que as necessidades de produção de alimentos tenham que triplicar nos próximos 30 anos. Para tal temos que unir esforços e enfrentar juntos, esta crescente procura, sem sacrificar o meio ambiente nem os habitats onde se produzem estes alimentos. Em suma, produzir mais, em menos tempo, preservando o ambiente!

                Como empresa empenhada em responder a este desafio, cumprimos a nossa misssão, na certeza porém, de que é preciso que outras organizações, com outros pontos de vista, unam os seus esforços connosco, para em conjunto implementarmos acções que nos permitam ultrapassar os extraordinários desafios que o futuro nos reserva.

 

                A Monsanto propõe três grandes linhas de acção para enfrentar estes desafios:

Desenvolver melhores sementes

Duplicar até 2030 o rendimento das culturas do milho soja e algodão tendo como referência a produtividade do ano 2000.

Conservar os recursos

Desenvolver sementes geneticamente avançadas que permitam reduzir em um terço o volume dos recursos actualmente utilizados. Promover parcerias com instituições para minimizar a destruição de habitats e qualidade dos recursos utilizados nas zonas de produção agrícola.

 

Promover o aumento da qualidade de vida dos agricultores

Lideramos e iniciamos este processo depois de estabelecer parcerias com muitos dos agricultores que utilizam a nossa tecnologia, autoridades, investigadores, ONG´s, universidades e diversas industrias. A quem consultámos para definirmos conjuntamente o caminho que devemos seguir para atingirmos e praticarmos uma agricultura sustentável. O nosso caminho é o reflexo desses conselhos.

Surgem novos desafios à agricultura, numa época, em que pela primeira vez se assiste a um aumento exponencial do preço dos alimentos, provocado muito em parte pelas crescentes necessidades de proteína e fibras de mercados emergentes como a China e a Índia, bem como ao aumento dos preços dos combustíveis que quadruplicaram nos últimos cinco anos.

Estudos indicam que será necessário produzir, nos próximos 50 anos, o equivalente ao que se produziu nos últimos dez mil anos. Dado que a agricultura utiliza 70% da água potável disponível na natureza e metade do solo útil do planeta, a solução para este problema terá que, lógica e obrigatoriamente,  vir da produção agrícola. Temos portanto que promover o aumento da produtividade para fazer face a esta necessidade.

As preocupações com questões ambientais também aumentaram, estudos indicam que oito dos anos mais quentes dos últimos cem anos aconteceram na última década. Mil milhões de agricultores de todo o mundo são parte importante nesta equação.

A Monsanto despende  mais de dois milhões de euros diários em investigação agrária. As parcerias e acordos com instituições são essenciais para desenvolver propostas que dêem respostas às pertinentes necessidades globais.

O programa de investigação da Monsanto procura incrementar a produtividade das culturas chave para produzir alimentos, rações, fibras e combustíveis. Do conjunto dos produtos em desenvolvimento, utilizamos técnicas de cruzamento genético mais precisas, para obtermos germoplasma de alto rendimento, obtendo plantas mais resistentes ao ataque de pragas e doenças, melhorando a eficácia de combate as infestantes  e permitindo no caso dos milhos, obter índices de maior digestibilidade nos alimentos produzidos. Sob esta filosofia é nosso objectivo duplicar a produção das culturas e dos agricultores que utilizem a nossa tecnologia!

É política da Monsanto produzir e desenvolver novas variedades de milho, soja e algodão que  proporcionem um maior rendimento por unidade de terra cultivada, promovendo a redução do uso de energia, fertilizantes e água por unidade produzida.

Estamos assim comprometidos em aumentar a produção de alimentos, face à sua crescente procura mundial. Trabalharemos com empresas, grupos de cidadãos e governantes, para juntos combatermos este grande desafio do século XXI.

Monsanto