Cuidados na execução rolos de silagem | Informações Técnicas


Neste artigo vamos abordar de forma sucinta alguns cuidados a ter antes, durante e depois da realização dos rolos de silagem. Cuidados esse que passam pela perfeita afinação e estado de limpeza da enfardadeira e do plastificador, os cuidados a ter no armazenamento das bobines de filme estirável, etc. tudo com o intuito de rentabilizar e conferir uma maior qualidade ao trabalho realizado bem como uma melhor conservação ao longo do tempo de armazenagem.

Contudo não podemos esquecer que para além destes cuidados com o equipamento, todo o cuidado a ter no corte, altura do corte, condições climáticas e pré-fenagem são tão importantes como as afinações. Deve cortar a erva antes de esta espigar, de forma a conseguir um bom conteúdo de açúcares (amidos), são estes os responsáveis para que se dê uma boa fermentação e se obtenha uma silagem de alta qualidade. Os cortes devem ser feitos em dias secos e com sol, evitando-se, sempre que possível, dias chuvosos.

Todos os processos e etapas contribuem para o sucesso e são eles todos no seu conjunto que nos permitem obter silagem de boa qualidade.

Assim e antes de se efetuar o trabalho devemos ter o cuidado de verificar se a enfardadeira se encontra em perfeitas condições de funcionamento, devemos verificar se os rolos compactadores estão sem folgas de forma a que o fardo seja comprimido todo por igual e as suas paredes sejam o mais "lisas" possíveis. Deve verificar também o dispensador de rede ou plástico bem como a afinação das facas de corte, pois uma deficiência no sistema de corte impede que a rede ou filme sejam cortados de forma eficaz, resultando em perdas de rendimento e de tempo.

Os plastificadores, tanto nas máquinas combinadas como nos plastificadores simples, são constituídos principalmente por dois órgãos: os rolos dispensadores de plástico e a mesa rotativa. Devemos ter o cuidado que os rolos dispensadores soltam o plástico com o estiramento adequado (como referenciado em artigos anteriores este de ser próximo dos 70%), isto porque desta forma tiramos o maior rendimento de cada bobine de filme estirável bem como não comprometemos a impermeabilidade por excesso ou falta de estiramento. Os rolos dispensadores devem também ser limpos regularmente por forma a retirar o excesso de cola e sujidade que fica agarrada. Este excesso de cola seca e sujidade nos rolos dispensadores pode causar danos no plástico dificultando ou mesmo impedindo a realização do trabalho. Deve proceder à limpeza destes sempre que for necessário, recomendamos, contudo, que por precaução sejam limpos diariamente com um pano embebido em solvente ou gasóleo.

No local de armazenamento as bobines devem estar protegidas dentro da respetiva embalagem, na vertical, e ter cuidado no manuseamento, para não deteriorar as bobines. Se estas sofrerem agressões durante o armazenamento resulta depois num mau desempenho do trabalho. estes golpes podem provocar a rotura do filme durante a fase de plastificação. A temperatura do local deve encontrar-se entre os 12º e os 22º.

Outro cuidado que devemos ter é não colocar nem as bobines nem os fardos de silagem em contacto com produtos químicos como fitofarmacêuticos, cloro, óleos etc., pois estes produtos são agentes de degradação dos filmes agrícolas.

Os fardos devem ser plastificados nas duas horas após terem sido feitos. Depois desse tempo começam as primeiras fermentações condicionando assim o resultado final do fardo.

Outro fator importante que determina a qualidade da silagem dos fardos é o armazenamento. Os fardos devem empilhar-se sobre a base e não ultrapassar três níveis de altura. Para os rolos mais pesados, com mais quantidade de água e menos matéria seca devemos armazena-los a um só nível. Evitando assim deformações que podem dar origem a fendas ou roturas do filme por onde pode entrar ar.

Armazene os fardos afastados de vedações com espinhos, tente eliminar e controlar as plantas infestantes durante o tempo de armazenamento não recorrendo a produtos químicos. Não deve colocar os fardos em zonas facilmente alagáveis, terrenos mal drenados e com lama.

Pássaros, roedores e outros animais são também um problema. Uns imediatamente após a elaboração do fardo, caso específico da nossa realidade as "garças", bem como durante a faze de armazenamento. Quanto à primeira situação, varais empresas buscam soluções para o problema, incluindo o Barbier Group. Estão a ser testados aditivos repelentes de pássaros mas ainda a investigação esta em fase muito inicial. Já foram testados e irão continuar a ser no decurso do tempo, no entanto ainda não foi possível concluir sobre a sua eficácia.

Quanto aos roedores e outros animais as soluções passam por proteger com barreiras físicas e proceder ao controlo de roedores, como já obrigam as diretivas regionais.

 

Eng.º Filipe Spranger