Formação “Uso racional de Antibióticos” | Informações Técnicas


A Organização Mundial de Saúde considera a resistência aos antimicrobianos uma das maiores ameaças à saúde pública global e ao desenvolvimento sustentável das sociedades.

A ação responsável dos produtores agropecuários é fundamental nesta luta, numa abordagem preventiva integrada com os médicos veterinários.

Neste sentido, a Associação Agrícola de São Miguel, em parceria com o Conselho Regional dos Açores da Ordem dos Médicos Veterinários, promoveu ações de formação sobre a utilização sustentável de produtos antimicrobianos.

Estas formações, uma destinada a médicos veterinários, intitulada de "Utilização responsável de antibióticos em bovinos", decorreu em São Miguel, no Parque de Exposições em Santana, no dia 9 e 10 de outubro, na ilha Terceira no dia 11 e 12 de outubro na sala de formação do Serviço de Desenvolvimento Agrário da ilha Terceira. Na ilha Graciosa, a formação intitulada de "Prevenção dos problemas mais frequentes em vacarias leiteiras" foi destinada a produtores pecuários, e decorreu nos dias 13 e 14 de outubro, na Biblioteca Municipal de Santa Cruz da Graciosa e em explorações leiteiras.

O Professor Doutor Ricardo Bexiga, Médico Veterinário, da Faculdade de Medicina Veterinária de Lisboa, foi o responsável por ministrar a formação, tendo o foco a promoção do uso racional de antibióticos e o recurso a métodos adequados de biossegurança que evitem o seu uso e assim contribuir para minimizar o problema das resistências aos antimicrobianos.

A Associação Agrícola de São Miguel considera que no atual contexto de exigências produtivas, é fundamental a formação dos vários agentes da cadeia de produção assim como uma atuação interligada e global dos vários agentes do sector.

Henrique Lourenço

Eng. Zootécnico