Boas praticas e cuidados a ter no fabrico de rolos de silagem | Informações Técnicas


Corte

Deve cortar a erva antes desta espigar, de forma a conseguir um bom conteúdo de açucares (amidos), são estes os responsáveis para que se dê uma boa fermentação e se obtenha uma silagem de alta qualidade. Os cortes devem ser feitos em dias secos e com sol, evitando-se sempre que possível dias chuvosos. Quando um rolo é ensilado com muita humidade, favorece o desenvolvimento de bactérias, fungos e ácido butírico, elementos prejudiciais á fermentação e conservação da silagem. Deve-se também ter cuidado aquando do corte evitar que a erva seja contaminada com terra, deve cortar-se sempre a erva com uma altura entre 6 a 8 cm.

 

Enfardamento

Recomenda-se que a erva seja enfardada com um teor de Matéria Seca (MS) mínimo de 35%, valores muito baixos de MS promovem o desenvolvimento de bactérias prejudiciais e promovem a lexiviação de efluentes tóxicos, da mesma forma, um teor de MS superior a 55% faz aumentar o risco de aparecimento de bolores e causará uma perda substancial de açucares reduzindo a qualidade da silagem.

Ao fazer os rolos há que ter o cuidado de que estes fiquem bem comprimidos, de forma a reduzir ao mínimo o ar residual para evitar fermentações indesejadas. É recomendável o uso de aditivos líquidos (Siloferm Plus) durante o enfardamento, que aportaram níveis mais elevados de açúcares fermentáveis, promovendo uma mais rápida fermentação láctica melhorando a conservação da MS.

Plastificação

Os rolos de erva devem ser plastificados no máximo duas horas após terem sido feitos, de maneira a reduzir ao máximo o risco de deformação e evitar ter que usar mais plástico que o necessário. É também passado estas duas horas que se iniciam os primeiros processos de fermentação, estaremos portanto a reduzir a qualidade da silagem deixando passar mais que este tempo.

Deve sempre verificar se o estiramento inicial do plástico se encontra entre os 50 a 70%. Para verificar isto, a melhor forma é medir a largura do plástico, numa das bases do rolo já plastificado. Caso esteja a utilizar filme de 750mm de largura, este depois de estirado deve medir entre 58 e 62 cm.

Se detectar um estiramento maior que estes valores, aconselha-se a que não continue a plastificar até descobrir a ou as causas desse excessivo estiramento, pois um filme sobrestirado perde as suas propriedades de conservação e romper-se-á com facilidade. Um estiramento excessivo implica também que a capacidade de aderência do filme se reduza, acontecendo que em muitos dos casos fique ar retido entre as camadas de filme, ou então que este devido ao sobreestiramnto, não consiga criar o efeito hermético desejável, permitindo a passagem de ar para dentro do rolo, promovendo a deterioração da silagem.

Não plastifique á chuva uma vez que a água reduz a capacidade adesiva do filme estirável, permitindo a entrada de ar no rolo, ar esse que promove a fermentação da silagem deteriorando-a.

Recomendamos o uso de um mínimo de quatro capas de protecção com sobreposição de 50%, ou seja com o mínimo de 18 voltas completas.