Almoço de entrega de diplomas reúne participantes do 2º Curso de Emparelhamento Animal | Informações Técnicas


O passado dia 2 de Fevereiro foi um dia de festa para os 43 formandos que frequentaram o curso de Emparelhamento Animal promovido pela Associação Agrícola de S. Miguel pelo segundo ano consecutivo.

O almoço teve lugar no restaurante desta Associação, em Santana e contou com a presença da direcção da AASM, os formadores do curso, Bruno Almeida, engenheiro zootécnico da AASM e Simões Dias, engenheiro agrónomo da União de Cooperativas entre Douro e Mondego, bem como alguns funcionários.

Antes do almoço, Bruno Almeida, tomou a palavra para agradecer a presença da direcção e do seu presidente bem como a todos os formandos pelo entusiasmo com que frequentaram o mesmo. "Sem a vossa participação estes cursos não teriam razão de existir", proferiu o engenheiro.

De seguida a palavra foi dirigida a Simões Dias que salientou o gosto com que se desloca a S. Miguel para essas formações. "Esta não é a minha primeira vez cá mas surpreende-me sempre o entusiasmo e interesse dos produtores micaelenses por essas questões", salientou o formador. Com alguma pressa, pois viajava nesse mesmo dia para Lisboa, Simões Dias, não quis deixar de apelar à persistência e humildade dos produtores numa altura particularmente difícil para a lavoura. "Não desistir é o segredo, mesmo que as adversidades sejam muitas", aconselhou.

Finalmente, Jorge Rita tomou a palavra e agradeceu a todos pela presença salientado os jovens presentes. "Tanta gente nova só pode querer dizer que o sector tem futuro, muito futuro", exclamou o presidente. Referiu ainda a importância desses cursos na formação dos agricultores, mais concretamente na área da genética, "instrumento essencial para o melhoramento das explorações". Mas os cursos são para continuar e o presidente fez saber que essa direcção já está a preparar novas formações, nomeadamente um curso para juízes da raça Holstein-Frísia, preparação dos animais para concursos, nutrição e informática. Em jeito de conclusão e sempre bem disposto, Jorge Rita não quis deixar de reforçar a importância dessas formações no reforço dos laços de amizade e de conhecimentos entre os produtores. "Aprendemos sempre com os outros e estes cursos possibilitam a partilha de informação e experiências", salientou o dirigente.

Os formandos foram confraternizando enquanto os diplomas foram entregues pelo presidente. Ana Pereira, médica veterinária frequentou o curso e realça sobretudo o diálogo que se estabelece com os agricultores. "No nosso trabalho de campo nem sempre conseguimos transmitir todos os conceitos. Este curso possibilitou mais interacção entre técnicos e produtores para além da possibilidade de adquirir mais conhecimentos sobre genética e seu melhoramento", salienta a veterinária. Já o empresário Luís Câmara refere a importância da aprendizagem na área da genética. "Os tempos evoluem e nós temos que evoluir também", salienta. A demonstrar que o sector agrícola já não é uma profissão apenas para os homens, Patrícia Pacheco, empresária há 5 anos também frequentou o curso e referiu a partilha de experiências entre os colegas. "Ser mulher não fez diferença nenhuma, todos trataram-me de igual forma".