Noticias Genéticas | Informações Técnicas


 

 

No final de mais um ano, a Associação Agrícola de São Miguel (AASM) está prestes a enviar para casa dos seus sócios o novo Catálogo de Touros para a campanha 2009. Este está recheado de muitas e boas novidades, que irá satisfazer as mais exigentes procuras.

A AASM tem este ano para apresentar 28 touros Holstein, sendo que 21 são novos. Do ano anterior continuam setes touros, que devido à sua enorme procura e por serem touros de renome internacional, possuem referências sólidas nos critérios morfológicos e funcionais. Os touros que transitam para o ano de 2009 são: DOLMAN; SEPTEMBER STORM; LAWNBOY-RED; MAYA; SPIRTE; MR BURNS e o tão proclamado GOLDWYN.

De todos os touros presentes no catálogo 2009, cinco deles estão presentes no Top 100 do TPI. ONWARD, um filho de MORTY com OUTSIDE, ocupa a 4ª posição do ranking TPI. Touro com uma excelente combinação entre produção de leite e tipo, é neste momento o segundo touro mais utilizado no mundo como pai de filhos para testagem.

Na 7ª posição temos o touro que dispensa apresentações, GOLDWYN. No 22º lugar está um dos dois filhos de STORMATIC presentes no catálogo deste ano, o touro ALEXANDER, que combina um extraordinário tipo com umas fantásticas pernas e pés. Mais abaixo no ranking temos uma nova novidade o touro PHIL G, que é um filho de PIPPEN com uma vaca RUDOLPH, touro com bons úberes, permitindo que produza muito leite. È uma mais valia neste catalogo, pois é um touro com um pedigri aberto. Finalmente, temos o outro filho de STORMATIC, o líder americano no tipo, SANCHEZ, touro para fazer animais para concurso e que ainda produzem muito leite.

Este ano o touro MORTY é o pai com mais filhos neste catalogo, apresenta 3 filhos, o ONWARD o KIN e JABEZ. Pela primeira vez temos dois filhos de STORMATIC (SANCHEZ e ALEXANDER), dois filhos de FINLEY (AIRBASE e YOGI), dois filhos de CHAMPION (TEMPTATION e KINGLY), um filho de BRASS o ROTATER e um filho de INCOME o RAPTOR.

De seguida temos nove tabelas com o TOP 5, ou seja, os melhores cinco touros do catálogo 2009 em TPI, Tipo, Úberes, Pernas e Pé, Carácter Leiteiro, Leite, Proteína, Gordura e Vida Produtiva.

 

Bruno Almeida

Engenheiro Zootécnico