10 anos a formar preparadores de animais | Informações Técnicas


Ao longo dos últimos 10 anos, a Associação Agrícola de São Miguel tem organizado consecutivamente o Curso de Preparadores de Animais para concursos pecuários. Esta formação que já é uma tradição na Semana Santa, decorreu entre 21 e 24 de março de 2016, no Parque de Leilões, em Santana. Desde 2007, ano que se iniciou o 1º Curso de Preparadores de Animais, já foram mais de 300 formandos que frequentaram estas ações formativas. A frequência neste curso, despertou em muitos formados o interesse em iniciar a participação em concursos, noutros estimulou a vontade de aperfeiçoar mais a preparação dos seus animais. Desde os mais novos até aos mais velhos, este curso tem a capacidade de entusiasmar e empolgar os formandos a participarem anualmente em todos os concursos.      

A 10ª edição desta formação especializada, contou pela primeira vez com uma formadora, a Celeste Vilarinho. Com uma grande experiencia na preparação e tosquia de animais, esta formadora já preparou animais em praticamente todos os concursos regionais, em todo território nacional.

O principal objetivo desta ação de formação, com grande conteúdo prático, é a preparação de um animal para um concurso pecuário. Cada formando, traz uma vitela ou novilha da sua exploração, e no final da formação o animal terá que estar totalmente tosquiado e preparado para entrar em pista. Todos os participantes adquiriram conhecimentos no processo da lavagem, preparação das camas, alimentação, tosquia e desfile em pista.

No decurso desta formação, e com a finalidade de participarem no X Concurso Juvenil Micaelense da Raça Holstein Frísia 2016, participaram também jovens manejadores com idades compreendidas entre os 5 e os 12 anos. O principal objetivo destes formandos foi aprender a manejar a sua vitela e como proceder de forma correta numa pista.

No ultimo dia do curso, são avaliados conhecimentos adquiridos pelos formandos, simulando-se um concurso pecuário. Dividiu-se os formandos em duas secções: a primeira secção com os formandos mais novos e a segunda secção com os formandos mais velhos. No final, juntou-se os três melhores apresentadores de cada secção para formar a terceira secção.

Bruno Almeida

Eng.º Zootécnico