Cão de Fila de São Miguel | Informações Técnicas


O cão de fila de São Miguel, também conhecido como o cão de vacas, faz parte do património histórico, económico e cultural dos Micaelenses mas também dos Açores. A minha infância e juventude sempre foram partilhadas com os cães de fila e marcada pela presença desta raça.

A serenidade e o respeito que impõe o cão de fila de São Miguel nas pastagens é uma imagem que guardo com muita nitidez, e não consigo imaginar uma lavoura de vacas sem um cão de fila de São Miguel. 

Esta raça deve a sua existência hoje, em primeiro lugar aos lavradores que perseveram a genética deste extraordinário cão, depois, a figuras que marcaram muito a Ilha de São Miguel como foi o Senhor Horácio Teves dos Arrifes que fazia questão de ter exemplares de trabalho e de defesa que tinham fama em toda a Ilha, seguem-se os pioneiros na investigação e seleção de animais desta raça, trabalho que viria a ser determinante no apuramento e classificação oficial da raça e terem levado com enorme sucesso o cão de vacas das pastagens aos ringues das exposições, e aos quais presto Homenagem colocando à cabeça o Senhor António José Amaral, a Dr.ª Fátima Machado Mendes Cabral e o Eng.º Francisco Teves. Aos atuais criadores também é devida uma palavra de apreço e sobretudo aqueles que se preocupam em manter boas linhas e fazem desta atividade um gesto de amizade e de amor por esta raça, colocando em segundo plano o negócio.

O fila de São Miguel quando descende de cães equilibrados e tem a felicidade de ter donos também equilibrados é um animal fantástico, com uma personalidade forte mas inteligente, polivalente, já que sendo um bom cão condutor de gado, é um excelente cão de guarda, um cão de caça maior, fantástico e principalmente na caça ao javali (falo por experiência própria), e finalmente um excelente auxiliar de trabalho das forças policiais. O meu público reconhecimento à PSP por utilizar com ótimos resultados o cão de fila de São Miguel nas suas equipes de trabalho.

Ter um cão de fila de São Miguel requer um exemplar com boas origens, equilíbrio, firmeza, objetivos e sociabilização. Se assim for, os Donos têm um fiel amigo para toda a vida e em quem podem confiar a própria vida.

 

Gualter Furtado.