Mudanças na avaliação genética (alterações na fórmula do TPI) | Informações Técnicas


Com o lançamento da Avaliação Genética dos touros Holstein, em Agosto de 2017 houveram algumas mudanças nas fórmulas de alguns índices utilizados para avaliar e comparar touros. Estas alterações nos índices incluem mudanças no Índice de performance total (TPI) que é calculado pela Associação Holstein Americana (Holstein Association USA). Estas atualizações nas fórmulas servem para desenvolver e melhorar a raça Holstein. As mudanças enunciadas na tabela A.

Estas alterações oferecem muitos benefícios aos produtores e criadores da raça Holstein em todo o mundo, como por exemplo:

- Melhorar a proporção de Gordura/proteína aumentando a gordura sem perder proteína ou o nível de produção de leite;

- Aumentar quantidade de leite produzido sem uma diferença significativa na vida produtiva;

- Aumentar a longevidade da vaca leiteira, o que conduz a um maior retorno económico através da redução das mortes na exploração;

- Diminuir a progressão da estatura e promover a manutenção do peso com vista a melhorar a eficiência alimentar da raça Holstein;

- Melhorar a eficiência sem mudanças no carácter leiteiro (0.97 vs 0.95) e com o beneficio acrescido de diminuir a dificuldade no parto aumentando a habilidade das filhas parirem sem dificuldades, ou seja, continuar da mesma forma a selecionar animais que tenham boa conformação;

- Baseado em cálculos do departamento de agricultura dos estados Unidos da América, produtores que utilizem esta nova formula do TPI estão a originar uma exploração mais rentável.

Diminuir a estatura de um animal é uma prioridade nesta nova fórmula. Os produtores da raça Holstein estão na luta por obter uma raça de estatura média, que seja eficiente, boa produtora e com o menor número de problemas possível. Para isto, é necessário fazer ajustes na fórmula do úbere, pernas e pés, pois a valorização destes estava altamente correlacionada com a alta estatura. Embora desvalorizando a estatura, os produtores poderão continuar a selecionar touros que proporcionem excelentes úberes, pernas e pés. 

Foi adicionado também um novo critério para a seleção, a Duração da Gestação. Este tem como objetivo expressar o número de dias de gestação a mais ou a menos (?) que a média do tempo de gestação para a raça. O intervalo típico é mais ou menos 5 dias. Geralmente, o tempo de gestação tem diminuindo ao longo do tempo para os produtores que selecionam os seus animais para "partos fáceis", visto que a facilidade de parto e a duração da gestação estão altamente correlacionadas.

Com estas melhorias, os produtores da raça Holstein têm índices mais atuais para dar resposta às exigências da seleção genética. Estes índices refletem as constantes mudanças na industria leiteira mundial no que toca à produção de leite e ao seu maneio associado. A "US Holstein Breed" e a "World Wide Sires" continuam empenhados em garantir a melhor performance genética que beneficie todos os produtores de leite de todo o mundo.

 

Tony Evangelo

Area Director of Marketing

World Wide Sires