VIP 1 e CLORALKA - Novos produtos alcalinos NOVADAN | Informações Técnicas


A grande pressão a que os produtores de leite são sujeitos para atingir elevadíssimos níveis de eficiência e excelência começa pela seleção de um produto que garante uma higienização de máxima do seu equipamento de ordenha.

VIP 1 é um desinfetante bactericida e fungicida para superfícies que entram em contacto com géneros alimentícios, homologado.  Contem hipoclorito de sódio e hidróxido de potássio e pode ser utilizado lavagem e desinfeção de maquinas de ordenha, tanques de leite, tubagens e afins. Pode também ser utilizado para lavagens manuais. Devido à sua elevada alcalinidade e teor em cloro, VIP 1 é eficaz mesmo em equipamento muito sujo.

A sua formulação altamente concentrada permite a obtenção de resultados numa concentração de 0,5%. Adicionalmente, VIP 1 remove eficazmente biofilme e têm uma boa ação sobre corantes, gordura e proteína. Consegue ainda ser muito eficaz em água fria. Este produto é bactericida e fungicida. 

Instrução de utilização:

1. Enxaguar o sistema com água, de forma a arrastar os resíduos de leite.

2. Lavar a máquina de ordenha ou tanque com uma solução de 0.5% de VIP 1. A temperatura da água deve estar entre 50 a 60ºC. Permitir um tempo de contacto de 5 a 15 minutos.

3. Enxaguar com água fria e limpa.
 

CLORALKA é um detergente alcalino clorado para aplicação na máquina de ordenha, tanques do leite e outros sistemas fechados.

CLORALKA é um produto muito alcalino que tem na sua composição hipoclorito sódio e hidróxido de sódio garantindo uma limpeza eficiente e eficaz do sistema, recomenda-se doses de 1-1,5%. Este tipo de produto alcalino-clorado remove a gordura e a proteína do circuito, fazendo a lavagem e a limpeza da máquina de ordenha e tanque do leite.

Instrução de utilização:

1. Enxaguar o sistema com água, de forma a arrastar os resíduos de leite.

2. Lavar a máquina de ordenha ou tanque com uma solução de 1% a 1,5% de CLORALKA. A temperatura da água deve estar entre 50 a 60ºC. Permitir um tempo de contacto de 5 a 15 minutos.

3. Enxaguar com água fria e limpa.

 É sempre importante complementar o uso dos produtos alcalinos com os produtos ácidos, pois estes destinam-se a retirar os depósitos minerais que se acumulam devido à sua presença na água e no leite. Isto porque produtos alcalinos-clorados são muito eficazes a retirar a gordura e em controlar as bactérias, já os produtos ácidos não possuem o mesmo efeito, no entanto originam uma variação no pH tão grande que causa stress nas bactérias e atrasa o seu desenvolvimento.

Por terem atuações diferentes, a utilização do ácido e do alcalino deve ser alternada. A frequência da rotação deve ser ajustada de acordo com a dureza da água e a deposição de minerais. O ácido deve ser utilizado pelo menos 1 vez por semana.

Nota: Nunca misturar produtos ácidos e alcalinos-clorados!

Informação sobre o uso do CLORALKA, segundo o C1 REGULAMENTO (CE) N.o853/

2004 do PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO de 29 de Abril de 2004 que estabelece regras específicas de higiene aplicáveis aos géneros alimentícios de origem animal.

"As superfícies do equipamento destinado a entrar em contacto com o leite e com o colostro (utensílios, recipientes, cisternas, etc., utilizados na ordenha, na recolha ou no transporte) devem ser fáceis de limpar e, se necessário, desinfectar, e ser mantidas em boas condições. Para tal, devem ser utilizados materiais lisos, laváveis e não tóxicos."

Nélio Miranda
Eng.º Zootécnico