Notícias Genéticas - A Excelência da Genética 2010 | Informações Técnicas


Na primeira semana do novo ano, já estava na caixa de correio dos sócios da Associação Agrícola de São Miguel o novo catálogo de touros para a campanha de 2010. O novo catálogo está recheado de novidades, excelentes touros, com qualidade aliada ao bom preço, como forma de ajudar aos produtores a continuarem a apostar na inseminação, baixando os custos inerentes ao serviço. Este ano, o catálogo de 2010 é composto por dez touros americanos, dez touros canadianos, cinco touros italianos e três touros franceses. Pela primeira vez e após um ano da sua primeira saída, está à disposição três novidades da geração genómica, ou seja, os touros genómicos, que são o AL, BOXER e o CRANEUR.

Este ano as linhagens mais predominantes são os três filhos de SEPTEMBER STORM (HVEZDA; STALLION e PICOLO), os três filhos de MORTY (ARIFOS; JABEZ e TWISTER) e os três descendentes de TITANIC (ROD; SIMMS e TEE OFF). Pela primeira vez, está disponível um dos melhores filhos de O'MAN, o touro BRONCO. Esta jovem promessa ocupa actualmente a 26ª posição do ranking 100 do TPI com 2024 pontos. BRONCO tal como o seu pai, tem filhas com óptimas produções de leite (+ 1540 lbs), de gordura (+55 lbs) e de proteína (+ 50 lbs).

No passado dia 12 de Janeiro saíram as últimas provas dos touros internacionais. Nestas avaliações, a base genética do Canadá sofreu alteração, como é habitual todos os anos, coincidindo também com a alteração da base genética americana que se verifica de cinco em cinco anos, o que provocou logicamente uma mudança considerável nas provas dos touros americanos.

Por outras palavras, no final de cada ano existe uma revisão da base genética no Canadá, ou seja, avaliam todas as vacas canadianas em relação à base genética anterior, e os touros canadianos são avaliados segundo essa base, não havendo alterações significativas. Em contrapartida, nos Estados Unidos, esta revisão da base genética é feita de cinco em cinco anos, o que significa que as provas dos touros em Agosto passado estavam relacionadas com a base genética de Fevereiro de 2005. Desta forma as provas de Agosto de 2009 estavam super valorizadas, pois estavam relacionadas com uma base genética com dados das vacas de há cinco anos atrás. Assim registou-se nas novas provas de Janeiro de 2010, grandes alterações nos quadros morfológicos, produtivos e funcionais dos touros. A melhoria registada na base genética resume-se no (Quadro 1).

Numa simples observação no quadro anterior, verifica-se que houve uma melhoria de +90 kg de um ano para o outro no Canadá, e de só +189 kg de leite nos Estados Unidos em cinco anos.

O cálculo da base genética norte americana de Janeiro de 2010 é da responsabilidade da AIPL (Animal Improvement Production Labortory), uma divisão do Ministério da Agricultura Americano. Este cálculo é efectuado sobre a população de vacas nascidas no ano 2005, que neste momento têm cinco anos e estão na terceira lactação. Então os valores fenotípicos (classificação morfológica) e produtivos destas vacas são os que servem de referência para a base genética norte americana. Ou seja, as filhas de cada touro de inseminação americano têm valores positivos ou negativos perante a média de referência destas vacas que formam a base genética.

Para além da mudança da base genética americana houve também a mudança da fórmula que dá o valor do TPI, que se resume no seguinte:

 

Produção - 42% (antes era 45%)

Morfologia - 25% (antes era 28%)

Funcionais - 33% (antes era 26%)

           

Verifica-se que houve intenção em favorecer nitidamente os caracteres funcionais das provas. Dos vários caracteres funcionais houve em especial, um aumento significativo da fertilidade e da longevidade das filhas.

Em relação ao catálogo de 2010 da Associação Agrícola, destaca-se para além de BRONCO, a presença dos touros GABOR (1946 pontos) e ALEXANDER (1919 pontos) no top 100 do TPI. O touro GABOR, filho de FINLEY com uma vaca CONVINCER é um touro fantástico, muito equilibrado, pois tem uma impressionante produção de +1938 lbs, + 38 lbs em proteína, + 30 lbs em gordura, associado a um tipo de +2.19 e +2.03 em úberes. Ainda por cima é um touro com uma vida produtiva de +2.9, a um preço muito convidativo. De igual forma, está o filho de STORMATIC, o touro ALEXANDER, com uma produção de + 870 lbs, +29 lbs em proteína e +75 lbs em gordura. As suas filhas caracterizam-se por ter úberes posteriores muito altos (+2.63) e largos (+2.76). Mas a sua especialidade é corrigir as pernas e pés (+2.18) da sua exploração.

Aproveitámos para comunicar aos sócios, que o touro genómico BOXER só estará disponível no próximo mês de Abril, porque só é permitido a comercialização de sémen na Europa, de touros com mais de dois anos de idade, uma vez que este touro só completará esta idade no próximo dia 1 de Março.

De seguida temos nove tabelas com o TOP 5, ou seja, os cinco melhores touros do catálogo 2010 (excluindo os touros genómicos), tendo em conta as ultimas provas de Janeiro de 2010 em TPI, Tipo, Úberes, Pernas e Pés, Carácter Leiteiro, Leite, Proteína, Gordura e Vida Produtiva.

 

Curiosidades:

 

- O touro AL é o 7º touro genómico mais vendido na Europa;

- O touro CRANEUR é o touro genómico mais utilizado na França;

- Na edição da revista HOLSTEIN INTERNACIONAL de Janeiro de 2010, a vaca melhor classificada no ano de 2009 em Portugal, até ao mês de Junho, é a vaca Italianos Inquirer 306, pertencendo à exploração de Soc. Agric. Irmãos Italianos com uma pontuação final de 92 pontos (94 pontos em Sistema Mamário e 89 em Pernas e Pés);

- O touro italiano Alzi Juror FORD, morreu no passado mês de Dezembro com 14 anos de idade, foi o touro italiano mais vendido de sempre com 615 000 doses, ultrapassando as 600 000 doses de Valbas ARPAGONE e as 570 000 doses de Carol Prelude MTOTO.

- Em 2009 os touros que mais vacas campeãs obtiveram em concursos pecuários foi o touro Braedale GOLDWYN, totalizando 56 campeãs em 13 países. Em segundo lugar ficou o touro Ladino Park TALENT com 22 vacas campeãs em 9 países. Na terceira posição ficou o touro Pursuit SEPTEMBER STORM com um total de 21 campeãs em 9 países diferentes.

 

Bruno Almeida

Engenheiro Zootécnico