Jorge Rita - Editorial

V Concurso Micaelense Holstein Frísia de Outono | Editorial Agricultor 2000

O Concurso Micaelense Holstein Frísia de Outono que irá decorrer entre 23 e 25 de novembro vai já na sua 5.ª edição, provando que a criação dum segundo concurso pecuário, neste período do ano, foi do agrado dos produtores, atendendo ao interesse que têm mostrado em participar.

Os agricultores micaelenses têm demonstrado um enorme empenho no aperfeiçoamento genético, o que tem contribuído para a melhoria generalizada das manadas, permitindo-lhes assim, maximizar o rendimento proveniente das explorações agropecuárias, que têm de ser geridas duma forma profissional, atendendo às condições existentes, que se têm tornado cada vez mais exigentes e rigorosas.

Deste trabalho excecional resultam animais de inegável qualidade, como os que estão presentes no concurso, permitindo desta forma, que os visitantes constatem e apreciem o trabalho árduo que os agricultores têm feito nas suas explorações, resultando daí, exemplares que poderiam concorrer em concursos nacionais e mesmo internacionais, tal como é reconhecido pelos juízes, oriundos de diversos países, que têm a oportunidade de julgar em São Miguel.

A presença da juventude é um importante sinal de vitalidade do setor, e é sempre fascinante apreciar o rigor, o entusiasmo e a motivação com que os mais novos encaram os concursos pecuários, demonstrando que o futuro do melhor setor da economia regional está devidamente assegurado, por ter gente jovem que transmite ser capaz de exercer a atividade agrícola duma forma digna e responsável, provando que o rejuvenescimento da agricultura é uma realidade.

Nestes concursos, temos tido a colaboração da Associação de Avicultores de São Miguel, que organiza a Expo Aves, que é sempre do agrado de quem tem a oportunidade de nos visitar, e que inclui excelentes exemplares, alguns premiados a nível nacional, europeu e mundial.

Esta é uma oportunidade de convívio dos agricultores e suas famílias, e embora saibamos que o setor atravessa um período difícil, aguardamos a presença de todos num concurso que serve de mostra da excelência da Agropecuária dos Açores.

V Concurso Micaelense Holstein Frísia de Outono

Os Agricultores dos Açores merecem mais

O nosso leite tem de ser mais bem pago

XVII Concurso Micaelense da Raça Holstein Frísia

É urgente a criação de um calendário indicativo das ajudas regionais à agricultura

A fileira do leite necessita de uma estratégia clara e bem definida

2018 tem de ser um ano melhor para a Agricultura Açoriana

IV Concurso Micaelense Holstein Frísia de Outono - uma mostra da excelência dos nossos animais

A vinda do Presidente da República à Associação Agrícola de São Miguel é um sinal de confiança nos Agricultores Açorianos

O discurso dos milhões que se revelam tostões

O sucesso da Agricultura Açoriana passará sempre pela existência de organizações de produtores fortes

Um dos melhores leites do mundo é o mais mal pago da Europa

Uma Santa Páscoa

Mercado Agrícola de Santana: Mais um objetivo atingido

A indústria deve ter um comportamento justo e aumentar o preço de leite à produção

A base da economia dos Açores é e continuará a ser a Agricultura

Próximo Governo Regional deve encarar o setor agrícola como prioritário

Pagamentos por conta: Uma grande injustiça

O futuro da Autonomia dos Açores depende duma Agricultura forte e sustentável

Não desistimos de encontrar soluções satisfatórias para os produtores de leite

Prémio Nacional de Agricultura 2015 para a Cooperativa União Agrícola reconhece o trabalho feito em prol dos agricultores

Confiança num ano melhor