Jorge Rita - Editorial

VI Concurso Micaelense Holstein Frísia de Outono | Editorial Agricultor 2000

O VI Concurso Micaelense Holstein Frísia de Outono realiza-se entre os próximos dias 29 de novembro e 1 de dezembro, constituindo mais um evento, em que a Associação Agrícola de São Miguel pretende demonstrar a todos os que nos visitam e seguem o concurso pecuário mundialmente, através da internet, a importância que o setor do leite tem na economia, em que é responsável por cerca de 35% da produção nacional e por 50% do queijo nacional.

Esta mostra da excelência dos animais no concurso pecuário tem contribuído duma forma objetiva para a promoção da fileira do leite no exterior da região, uma vez que os exemplares a concurso são de grande qualidade, e têm projeção a nível nacional e internacional, nomeadamente, nas revistas da especialidade que acompanham o que ocorre em São Miguel, ao longo destes dias.

Devido ao trabalho árduo e dedicado dos produtores de leite, os Açores têm mais de 70% das vacas de Portugal com classificação excelente, o que é um feito extraordinário e que nestes concursos fica à vista de todos, nomeadamente dos juízes que se deslocam a São Miguel e que elogiam duma forma sincera e sentida, a qualidade dos animais presentes em pista, acabando por servir de embaixadores da região no exterior, o que de certo, mais uma vez acontecerá, com o juiz deste concurso de outono, o canadiano John Werry.

O investimento que tem sido feito no melhoramento genético fica bem patente nos animais presentes, pena, é este esforço, não se refletir devidamente no cheque recebido pelos produtores do leite, já que infelizmente, a nossa indústria continua a não saber promover a qualidade do leite que recebe e com isso, não pratica junto dos produtores, o preço justo e adequado, capaz de dar sustentabilidade à fileira, já que para termos uma fileira de futuro, não podem haver parentes pobres.

A Associação Agrícola de São Miguel continua, no entanto, a fornecer aos seus associados ferramentas que lhe permitam melhorar as condições das suas explorações, por isso, neste concurso, está agendada uma conferência sobre genética que pretende aperfeiçoar a informação dos produtores nesta área. A formação e a informação aos associados são fundamentais, pelo que a Associação Agrícola de São Miguel tem aumentado duma forma significativa, os serviços relacionados com estas áreas.

Este concurso incluirá a expo aves, que já vai na sua 40.ª edição e também, a exposição comemorativa do aeroporto de Santana, na pirâmide do recinto da feira, que constituem motivos adicionais para acompanhar este evento.

Mais uma vez estão reunidas as condições para que os agricultores e suas famílias se desloquem a Santana para apreciarem a excelência dos animais presentes.

Contamos com a presença de todos.

VI Concurso Micaelense Holstein Frísia de Outono

Os agricultores são quem mais protege o ambiente porque vivem e dependem dele

A melhoria dos rendimentos dos agricultores será sempre a nossa principal preocupação

XVIII Concurso Micaelense da Raça Holstein Frísia

Quando é que acaba a delapidação do setor leiteiro na região?

Reestruturação da fileira do leite tem como objetivo a melhoria dos rendimentos dos produtores

A vinda do Bispo de Angra à A.A.S.M. é mais um sinal de esperança no futuro da Agricultura Açoriana

V Concurso Micaelense Holstein Frísia de Outono

Os Agricultores dos Açores merecem mais

O nosso leite tem de ser mais bem pago

XVII Concurso Micaelense da Raça Holstein Frísia

É urgente a criação de um calendário indicativo das ajudas regionais à agricultura

A fileira do leite necessita de uma estratégia clara e bem definida

2018 tem de ser um ano melhor para a Agricultura Açoriana

IV Concurso Micaelense Holstein Frísia de Outono - uma mostra da excelência dos nossos animais

A vinda do Presidente da República à Associação Agrícola de São Miguel é um sinal de confiança nos Agricultores Açorianos

O discurso dos milhões que se revelam tostões

O sucesso da Agricultura Açoriana passará sempre pela existência de organizações de produtores fortes

Um dos melhores leites do mundo é o mais mal pago da Europa

Uma Santa Páscoa

Mercado Agrícola de Santana: Mais um objetivo atingido

A indústria deve ter um comportamento justo e aumentar o preço de leite à produção

A base da economia dos Açores é e continuará a ser a Agricultura

Próximo Governo Regional deve encarar o setor agrícola como prioritário

Pagamentos por conta: Uma grande injustiça

O futuro da Autonomia dos Açores depende duma Agricultura forte e sustentável

Não desistimos de encontrar soluções satisfatórias para os produtores de leite

Prémio Nacional de Agricultura 2015 para a Cooperativa União Agrícola reconhece o trabalho feito em prol dos agricultores

Confiança num ano melhor