CERCA promove Masterclass da Produção ao Prato | Agricultor 2000


O Centro de Estratégia Regional para a Carne dos Açores (CERCA), organizou no dia 23 e 24 de maio em São Miguel e no Pico, várias iniciativas que tiveram a participação do Dr. Phill Bass, conhecido internacionalmente como "cientista da carne".

Phill Bass, também conhecido como "the meat scientist", foi o grande destaque deste evento, o homem que foi o "mestre" desta iniciativa, cresceu num rancho na Califórnia, e considera-se um apaixonado pelo corte da carne. Está envolvido com vários departamentos da Agricultura nos Estados Unidos da América, entre estes a Associação Americana de Processadores de Carne. Também faz parte do The Culinary Center, centro conhecido como "o coração da Carne de Angus Certificada", na cidade de Ohio e foi também indicado pela indústria da carne nos EUA para integrar a lista dos 40 líderes abaixo dos 40 anos.

Este evento foi direcionado para cortadores de carne bovina e profissionais do sector da carne, onde foram lecionadas todas as etapas do processo, ou seja, desde o início de produção da carne até à sua entrega ao consumidor final. Assim sendo, o principal objetivo desta iniciativa foi gerar valor acrescentado na cadeia produtiva, isto por que nos tempos de hoje a qualidade sobrepôs-se à quantidade.

Assim, há uma necessidade de adaptação e antecipação do setor da carne e esta modificação deve ser aplicada nos Açores, tal como aconteceu nos Estados Unidos da América.  Desde há muito tempo, houve uma evolução na carne americana, onde se aprimorou o sabor, a qualidade da carne e a sua sustentabilidade, mas também o poder de diferenciação e competência do consumidor, desta forma recorreu-se a este evento para aproveitar o reconhecimento dos Açores enquanto destino turístico sustentável, e promover igualmente o reconhecimento da carne açoriana.

O programa contou assim com várias iniciativas, onde se destacou uma visita guiada ao Centro de Engorda e Acabamento de Bovinos da Cooperativa União Agrícola, onde foram explicadas técnicas de alimentação animal para melhoramento da  qualidade  da  carne, e dadas  recomendações  de  maneio, nutrição  e  bem-estar  animal para  melhorar  a  carcaça.

Para finalizar a visita de Phill Bass a São Miguel, foram lecionadas técnicas modernas de desmancha e desossa no Matadouro de São Miguel.

Outras notícias do Jornal Agricultor 2000 | Agricultor 2000

Associação Agrícola presente em Santarém

4.000 crianças celebraram o Dia Nacional da Agricultura em Santana

Sessão de esclarecimento da PAC pós 2020 na Associação Agrícola de São Miguel

A maior participação de sempre no Curso de Preparadores de Animais para Concursos

Seguros de colheitas providenciados aos Agricultores dos Açores

“Conseguimos mostrar às crianças como é difícil e apaixonante o trabalho do agricultor”

Presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa também esteve presente

Os Açores como Capital da Agricultura

CERCA promove Masterclass da Produção ao Prato

XVII Exposição Agrocomercial da Ilha Terceira - Agroter 2019

Curso de Emparelhamento promovido pela Cooperativa União Agrícola, CRL