A maior participação de sempre no Curso de Preparadores de Animais para Concursos | Agricultor 2000


A Cooperativa União Agrícola, CRL organizou entre 15 e 18 de abril de 2019 o 13º Curso de Preparadores de Animais para concursos pecuários. Como é habitual, esta formação decorreu nas instalações do Parque de Leilões, em Santana. Nesta edição formativa frequentaram cerca de 61 formandos, atingindo este ano, o número recorde de inscrições. Com idades entre os 5 anos até á idade mais adulta, esta formação foi novamente um enorme êxito. Não obstante de ter sido muito concorrida e de participarem um elevado número de jovens, a 13ª edição desta formação decorreu de forma disciplinar, ordeira e muito organizada, iniciando-se pelas 6h00 e terminando depois das 19h00, todos os formandos participaram ativamente em todas as tarefas que lhes eram sugeridas, demonstrando muita atenção, curiosidade, rigor e sobretudo muita paixão na execução das tarefas. A vontade de melhorar e superar os desafios propostos pelo formador, o desejo de ser profissional nas diversas técnicas da tosquia e de manejar, o entusiasmo em procurar a perfeição, ficaram plenamente demonstrados no último dia deste evento.

O Curso de Preparadores de Animais tem como principal objetivo, dotar os formandos de conhecimentos teóricos e práticos que permitem executar com êxito as tarefas que se enquadram na preparação de animais, de forma a evidenciar ainda mais a qualidade dos animais quando desfilem nas pistas dos concursos pecuários. Esta formação com uma forte componente prática, os formandos são desafiados a preparar o animal que trouxeram da exploração familiar, e prepará-lo tal como se fosse para um concurso. São demostradas ao longo das 30 horas de formação diversos conteúdos, com o objetivo que os formandos possam no final:

- Conhecer o funcionamento das máquinas de tosquia e preparar o local para a realização da tosquia;

- Saber todas as técnicas para uma correta tosquia do corpo do animal;

- Compreender os cuidados a ter na alimentação dos animais, desenvolvendo diversos tipos de formulação alimentar, dependendo do estado corporal do animal (antes e durante o concurso);

- Saber todas as técnicas de manejar/desfilar corretamente o animal, cumprindo as normas estabelecidas pelas organizações dos concursos.

Vencedor do prémio de melhor preparador e manejador nacional em 2016, Tiago Saraiva, natural de Aveiro foi o convidado pela Cooperativa União Agrícola, CRL a orientar esta ação formativa. Este preparador natural de Aveiro, conta uma vasta experiência na preparação de animais para concursos e já preparou animais Holstein Frísia das principais explorações agrícolas nacionais, sendo também uma presença assídua na preparação dos animais nos concursos micaelenses.

No decurso desta formação e com a finalidade de participarem no XIII Concurso Juvenil Micaelense da Raça Holstein Frísia 2019, participaram cerca de 22 jovens manejadores com idades compreendidas entre os 5 e os 12 anos. O principal objetivo destes muito jovens formandos foi aprender a manejar a sua vitela e como proceder de forma correta quando entram numa pista. 

No último dia do curso, simulou-se um concurso pecuário, com o objetivo de avaliar os conhecimentos adquiridos pelos formandos no decorrer da formação. Dividiu-se os formandos em duas secções, a 1ª secção com os formandos mais novos e a 2ª secção com os formandos mais velhos. Depois juntou-se os três melhores manejadores da 1ª e da 2ª secção, formando a 3ª secção. No final, o formando Manuel Almeida Rocha (Lagoa) foi nomeado o melhor manejador, em 2º lugar o Afonso Costa Pavão (Ginetes) e em 3º lugar a Erica Furtado Amaral (Ponta Garça) do 13º Curso de Preparadores. Foi também selecionado os 3 animais mais bem preparados/tosquiados deste evento. Após uma análise minuciosa a todos os animais, o animal mais bem preparado foi o do formando Manuel Almeida Rocha (Lagoa), que arrecadou desta forma, os dois principais prémios desta edição.

Bruno Almeida

Eng.º Zootécnico

Outras notícias do Jornal Agricultor 2000 | Agricultor 2000

Associação Agrícola presente em Santarém

4.000 crianças celebraram o Dia Nacional da Agricultura em Santana

Sessão de esclarecimento da PAC pós 2020 na Associação Agrícola de São Miguel

A maior participação de sempre no Curso de Preparadores de Animais para Concursos

Seguros de colheitas providenciados aos Agricultores dos Açores

“Conseguimos mostrar às crianças como é difícil e apaixonante o trabalho do agricultor”

Presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa também esteve presente

Os Açores como Capital da Agricultura

CERCA promove Masterclass da Produção ao Prato

XVII Exposição Agrocomercial da Ilha Terceira - Agroter 2019

Curso de Emparelhamento promovido pela Cooperativa União Agrícola, CRL