4.000 crianças celebraram o Dia Nacional da Agricultura em Santana | Agricultor 2000


O Dia Nacional da Agricultura, que se realizou no dia 22 de maio no recinto da Associação Agrícola, em Santana foi uma iniciativa da Associação Agrícola de São Miguel em parceria com a CAP (Confederação dos Agricultores de Portugal) e com o apoio do Governo Regional dos Açores. Estiveram presentes alunos dos 6 e 12 anos, provenientes de todos os concelhos na ilha de São Miguel, que aprenderam a importância da agricultura nos Açores.

Desde manhã cedo, cerca de quatro mil crianças, chegaram dos vários pontos da ilha para experimentar e conhecer melhor o cultivo e a produção agrícola dos vários alimentos que todos os dias nos chegam a casa, substituindo a escola pelo campo.

Este evento decorre da iniciativa promovida a nível nacional pela CAP e pelo fórum estudante, tendo as comemorações nacionais sido este ano, em São Miguel, atendendo a que tema era o leite, e também à dimensão e ao impacto que este evento tem junto da comunidade estudantil da ilha.

Este dia teve como objetivo sensibilizar os jovens do 1.º ao 6.º ano, para a importância da agricultura, do mundo rural e do desenvolvimento sustentável na região, tendo sido organizadas um conjunto alargado de atividades capazes de abranger várias vertentes do setor agrícola, onde se privilegiou o contacto das crianças com a terra onde se plantam as culturas e com os diferentes animais expostos, nomeadamente, pela possibilidade de  ordenhar uma vaca leiteira.

Para que crianças pudessem sentir e perceber a realidade da agricultura, estiveram expostos animais (bovinos, aves, equídeos, suínos, ovinos, caprinos, galinhas, coelhos, patos e abelhas), bem como, culturas da área hortícola e frutícola em diferentes fases de desenvolvimento (ciclo vegetativo), e mostras nas vertentes florícola e de cereais, estando também presente, a componente florestal e de maquinaria agrícola.

Participaram igualmente, as indústrias de lacticínios que ajudaram as crianças a entender e compreender o ciclo de leite, tão importante para a economia regional.

Uma iniciativa aberta ao público, onde estiveram presentes vários stands lúdicos e informativos dos serviços oficiais, de cooperativas, de empresas locais e de privados.

Outras notícias do Jornal Agricultor 2000 | Agricultor 2000

Associação Agrícola presente em Santarém

4.000 crianças celebraram o Dia Nacional da Agricultura em Santana

Sessão de esclarecimento da PAC pós 2020 na Associação Agrícola de São Miguel

A maior participação de sempre no Curso de Preparadores de Animais para Concursos

Seguros de colheitas providenciados aos Agricultores dos Açores

“Conseguimos mostrar às crianças como é difícil e apaixonante o trabalho do agricultor”

Presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa também esteve presente

Os Açores como Capital da Agricultura

CERCA promove Masterclass da Produção ao Prato

XVII Exposição Agrocomercial da Ilha Terceira - Agroter 2019

Curso de Emparelhamento promovido pela Cooperativa União Agrícola, CRL