Associação Agrícola presente em Santarém | Agricultor 2000


Os produtos dos Açores estiveram em grande destaque na cerimónia de abertura da Feira Nacional da Agricultura, que decorre durante uma semana em Santarém.

Este evento que reuniu cerca de 200 mil pessoas, ao longo de uma semana, é mais uma oportunidade para divulgar e promover a venda de produtos dos Açores.

"Esta é mais uma oportunidade para divulgar o potencial dos Açores. Quem passa pelo stand dos Açores gosta de provar e comprar os produtos dos Açores. Isto é uma montra da qualidade e aceitação no mercado nacional", salientou Jorge Rita, presidente da Associação Agrícola de São Miguel.

A maior cooperativa de agricultores dos Açores promoveu a organização de um stand com produtos açorianos que podem ser adquiridos pelos visitantes da Feira Nacional da Agricultura.

"A Região tem como objetivo a internacionalização, mas existe uma grande procura no mercado nacional que deve ser explorada", assinalou Jorge Rita.

O presidente da Associação Agrícola de São Miguel destacou ainda que o Presidente da República promoveu um brinde ao leite e registou a qualidade dos produtos regionais durante a visita que realizou ao stand dos Açores.

"Permaneceu muito tempo no nosso pavilhão e deu nota muita positiva dos nossos produtos", contou Jorge Rita.

Durante a conversa com o presidente da Associação Agrícola, Marcelo Rebelo de Sousa transmitiu ainda a informação que poderá visitar, novamente, os Açores em breve para conhecer "os constrangimentos que existem no setor agrícola".

Também o Primeiro Ministro e o ministro da agricultura tiveram oportunidade de visitar a Feira Nacional de Agricultura, tendo ficado muito satisfeitos com a representação Açoriana em Santarém.

O Primeiro Ministro, e segundo Jorge Rita, "fez um brinde ao leite, tendo tido um comportamento exemplar, quer em relação à réplica da vinha do Pico criada no recinto da feira, quer com todo o nosso pavilhão".

Toda a classe política e parceiros sociais passam, de forma voluntaria, no pavilhão dos Acores, que é dos mais visitados, essencialmente, pela população em geral, porque os Acores hoje têm um carisma próprio em termos de imagem.

O tema da feira, organizada pela Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), é a vinha e o vinho. Por isso, a organização, através de Jorge Rita, vice-presidente da CAP, convidou a Secretaria Regional da Agricultura e Florestas para promover a vinha do Pico. Na entrada do recinto da feira foi recriada uma vinha tradicional da ilha do Pico.

Para o ano, o tema da Feira pode ser os Açores, por isso, e atendendo a que esta seria uma oportunidade única de promoção da região no exterior, a CAP por intermédio de Jorge Rita, fez uma abordagem ao Governo dos Açores para estar presente, estando a situação em análise.

Outras notícias do Jornal Agricultor 2000 | Agricultor 2000

Associação Agrícola presente em Santarém

4.000 crianças celebraram o Dia Nacional da Agricultura em Santana

Sessão de esclarecimento da PAC pós 2020 na Associação Agrícola de São Miguel

A maior participação de sempre no Curso de Preparadores de Animais para Concursos

Seguros de colheitas providenciados aos Agricultores dos Açores

“Conseguimos mostrar às crianças como é difícil e apaixonante o trabalho do agricultor”

Presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa também esteve presente

Os Açores como Capital da Agricultura

CERCA promove Masterclass da Produção ao Prato

XVII Exposição Agrocomercial da Ilha Terceira - Agroter 2019

Curso de Emparelhamento promovido pela Cooperativa União Agrícola, CRL