Sessão de esclarecimento da PAC pós 2020 na Associação Agrícola de São Miguel | Agricultor 2000


A Caixa Geral de Depósitos (CGD) com o apoio da Associação Agrícola de São Miguel promoveu no dia 5 de junho, na sala de formações no Parque de Exposições de Miguel, em Santana uma sessão de esclarecimentos sobre o enquadramento das explorações dos Açores no contexto da PAC pós 2020 e o impacto desta nos resultados das explorações e teve como moderadores Jorge Rita, Presidente da Associação Agrícola de São Miguel e o Dr. Filipe Ravara, Diretor de Agronegócio da CGD

O Presidente da Federação Agrícola dos Açores, Jorge Rita foi quem deu início à sessão, que começou por dar destaque a esta excelente iniciativa da Caixa Geral de Depósitos, pois "esta é importante e contribui para o bom funcionamento da agricultura açoriana".

No que diz respeito aos apoios dos fundos europeus, como é o caso da PAC pós 2020, lamentou o elevado número de abstenção nos Açores na votação das eleições europeias, isto por que "não se pode depois na União Europeia exigir que haja mais verbas para a região se a maioria da população se encontra alheada da sua obrigação de cidadania (…) 50% do financiamento da região diz respeito a fundos comunitários".

Quanto às estratégias, sublinhou a importância da agricultura nos Açores, e o que esta potencia à economia açoriana. Na opinião de Jorge Rita e analisados bem os números o setor económico mais importante para a região é a agricultura, apesar de "o turismo o ano passado ter deixado cerca 80 milhões de euros à nossa economia bruta (…) a agricultura traz para a economia da região 77 milhões de euros limpos." Posto isto, o setor da agricultura é ainda o que tem um maior peso na economia.

Relativamente aos aspetos a melhorar, Jorge Rita defendeu que deve ser incrementada uma maior valorização dos produtos açorianos, devendo-se investir assim no marketing, nas vendas e na melhor comercialização dos produtos. Quanto ao investimento da produção, este agradeceu a disponibilidade que a Caixa Geral de Depósitos dispõe.

Após a intervenção da Engª Manuela Franco Jorge, AGROGES, que abordou o Enquadramento das explorações agro da Região dos Açores no contexto da PAC pós 2020, ocorreu um debate entre os presentes, tendo a sessão terminado com a apresentação de ofertas da Caixa Geral de Depósitos para o setor agropecuário açoriano.

Outras notícias do Jornal Agricultor 2000 | Agricultor 2000

Associação Agrícola presente em Santarém

4.000 crianças celebraram o Dia Nacional da Agricultura em Santana

Sessão de esclarecimento da PAC pós 2020 na Associação Agrícola de São Miguel

A maior participação de sempre no Curso de Preparadores de Animais para Concursos

Seguros de colheitas providenciados aos Agricultores dos Açores

“Conseguimos mostrar às crianças como é difícil e apaixonante o trabalho do agricultor”

Presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa também esteve presente

Os Açores como Capital da Agricultura

CERCA promove Masterclass da Produção ao Prato

XVII Exposição Agrocomercial da Ilha Terceira - Agroter 2019

Curso de Emparelhamento promovido pela Cooperativa União Agrícola, CRL