Fábrica de Rações Santana
A Nutrição ao Serviço da Lavoura

O Presidente da República condecorou Jorge Rita com o grau de Comendador da Ordem do Mérito Empresarial - Classe Mérito Agrícola, reconhecendo o seu contributo para a agricultura regional e nacional.
Jorge Rita foi igualmente homenageado pela Confederação dos Agricultores de Portugal e pela Associação Agrícola da Ilha Terceira, pelo seu percurso e dedicação à defesa da agricultura açoriana.
Nas Assembleias Gerais do Centro de Estratégia Regional para a Carne dos Açores (CERCA) e da Federação Agrícola dos Açores (FAA), foi ainda aprovado, por unanimidade, um Voto de Louvor a Jorge Rita, na sequência destas distinções.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou Jorge Rita com o grau de Comendador da Ordem do Mérito Empresarial, na classe do Mérito Agrícola, numa cerimónia realizada a 24 de novembro, no Palácio de Belém, em Lisboa.
A distinção reconhece o percurso e o contributo de Jorge Rita para o desenvolvimento do setor agrícola e do movimento associativo nos Açores e a nível nacional.
Recorde-se que Jorge Rita iniciou a sua atividade no setor associativo em 1999, como vice-presidente da direção da Associação Agrícola de São Miguel e da Cooperativa União Agrícola. Em 2002, foi eleito presidente de ambas as instituições, funções que exerce até ao presente.
Desde 2008, preside igualmente à Federação Agrícola dos Açores. É ainda vice-presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP). Paralelamente, lidera o Centro de Estratégia Regional para a Carne dos Açores (CERCA) e desempenha vários cargos de relevo em entidades representativas do setor. É presidente da Assembleia Geral da Associação Portuguesa de Criadores da Raça Frísia desde 2003, da Associação para o Desenvolvimento e Promoção Rural (ASDEPR) desde 2008 e da Assembleia Geral do Centro Açoriano de Leite e Laticínios (CALL).
CAP homenageia Jorge Rita no 50.º aniversário da instituição
A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) homenageou Jorge Rita no jantar comemorativo do seu 50.º aniversário, realizado no dia 25 de novembro, no Palácio de Xabregas, em Lisboa.
A distinção reconhece os 20 anos de dedicação de Jorge Rita aos órgãos sociais da CAP e o seu contributo determinante para a defesa e valorização da agricultura nos Açores e em Portugal.
Jorge Rita é uma das figuras mais influentes do setor agrícola açoriano e nacional, destacando-se pela liderança da Associação Agrícola de São Miguel, da Cooperativa União Agrícola e da Federação Agrícola dos Açores, bem como pela sua intervenção em prol dos agricultores e da competitividade do setor.
A sua ação tem servido para integrar os agricultores da ilha de São Miguel e dos Açores no cenário nacional, dando voz às suas realidades e ajudando a desenvolver instrumentos coletivos (cooperativas, associações, federações) que melhoram a competitividade, sustentabilidade e visibilidade da produção agrícola da Região.
Com esta homenagem, a CAP sublinha o papel que Jorge Rita tem desempenhado na representação dos agricultores e no desenvolvimento estrutural do setor agropecuário nos Açores e no país.
Associação Agrícola da Ilha Terceira homenageou Jorge Rita
Na comemoração do seu 50º aniversário, a Associação Agrícola da Terceira (AAIT) homenageou Jorge Rita pela "determinação e força na defesa da agricultura açoriana".
A AAIT realizou, a 21 de novembro, uma sessão comemorativa dos seus 50 anos de existência. A instituição homenageou os primeiros sócios e os antigos presidentes, e também personalidades de relevo locais e regionais, com ligação à agricultura.
De entre elas, destaca-se Jorge Rita, atual presidente da Federação Agrícola dos Açores, desde 2008, vice-presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal desde 2017, presidente da Assembleia Geral da Associação Portuguesa de Criadores da Raça Frísia (APCRF), da Associação para o Desenvolvimento e Promoção Rural (ASDEPR) e do CALL, bem como presidente do Centro de Estratégia Regional para a Carne dos Açores (CERCA).
Representa ainda os agricultores no Conselho Económico e Social dos Açores e preside ao Conselho de Ilha de São Miguel.
A Associação Agrícola da Ilha Terceira destaca a capacidade de agregação, determinação e a força de Jorge Rita na defesa da agricultura açoriana.
Voto de Louvor a Jorge Rita aprovado nas Assembleias Gerais do CERCA e da FAA
As Assembleias Gerais do Centro de Estratégia Regional para a Carne dos Açores (CERCA) e da Federação Agrícola dos Açores (FAA), realizadas no dia 27 de novembro de 2025, na sede da Associação Agrícola de São Miguel (AASM), aprovaram por unanimidade um Voto de Louvor a Jorge Alberto Serpa da Costa Rita.
Na ocasião, Rui Matos, em nome da direção da Federação Agrícola dos Açores, felicitou Jorge Alberto Serpa da Costa Rita pela condecoração atribuída no dia 24 de novembro de 2025 pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com o grau de Comendador da Ordem do Mérito Empresarial - Classe do Mérito Agrícola.
O Voto de Louvor teve igualmente em consideração os reconhecimentos prestados pela Associação Agrícola de São Miguel, pela Associação Agrícola da Ilha Terceira (AAIT) e pela Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP).