Jorge Rita destaca importância da carne na economia regional | Agricultor 2000


O presidente da Federação Agrícola dos Açores (FAA) destacou a importância do setor da carne na economia regional, sublinhando que se trata de um produto em crescimento sustentável.

Jorge Rita falava no "Azores Meat Summit", que decorreu a 13 de novembro, no Serviço de Desenvolvimento Agrário de São Miguel.

O dirigente salientou que "neste momento, o mérito da valorização, principalmente, é a falta de carne no mercado", explicando que o aumento da procura tem contribuído para a melhoria dos preços pagos aos produtores.

Jorge Rita alertou, contudo, para a necessidade de manter o trabalho de consolidação do setor. E, por isso, apelou ao Governo Regional dos Açores e à Secretaria Regional da Agricultura para a continuidade dos "apoios necessários para o desenvolvimento deste setor, que é extremamente importante na economia".

O dirigente da FAA sublinhou que "a base [da economia] ainda está na agricultura", apesar do peso crescente do turismo, e defendeu que a valorização da carne açoriana deve ser acompanhada por políticas de rendimento sustentáveis para os agricultores.

O responsável referiu que a carne, "neste momento, é um produto em crescimento sustentável na Região Autónoma dos Açores" e lembrou que "o país só produz 47% daquilo que consome de carne bovina". Nesse sentido, afirmou que "temos aqui um campo aberto para continuar a produzir", reforçando a importância de um trabalho gradual e conjunto entre Governo e organizações de produtores.

Na sua intervenção, destacou ainda a colaboração entre a Federação Agrícola dos Açores, a Secretaria Regional da Agricultura e os técnicos regionais, nas recentes alterações aos cadernos de especificações da carne com Indicação Geográfica Protegida (IGP), ajustando-os à realidade atual do setor.

Outras notícias do Jornal Agricultor 2000 | Agricultor 2000

Federação Agrícola dos Açores na manifestação de agricultores em Bruxelas contra cortes na PAC

Governo anuncia 24 milhões do PEPAC e reforça confiança no setor agrícola açoriano

Jorge Rita reivindica previsibilidade nos apoios e destaca excelência da agricultura açoriana

Presidente da República condecorou Jorge Rita com o grau de Comendador da Ordem do Mérito Empresarial - Classe Mérito Agrícola

Jorge Rita destaca importância da carne na economia regional

AASM e FAA recebem dirigentes políticos e candidatos presidenciais

Federação Agrícola dos Açores deu parecer negativo ao Plano e Orçamento da Região para 2026

FAA congratula-se com a atribuição de 19 milhões de euros e 3,3 milhões de euros em ajudas relacionadas com a guerra na Ucrânia

FAA preocupa-se com prejuízos da tempestade Gabrielle e reivindica apoios urgentes

AASM e FAA presentes em conferência europeia sobre o futuro das Regiões Ultraperiféricas

“Atividade agrícola não é a principal causa da poluição das ribeiras”

Jorge Rita participou em “Iniciativas para uma Produção Agrícola Sustentável”

‘Melos Alleyoop Zara’ sagra-se Vaca Grande Campeã no Concurso Micaelense de Outono