Visita à Fábrica de Rações Santana da Cooperativa União Agrícola, C.R.L. | Agricultor 2000


Nos dias, 23,24,25 e 26 de Janeiro de 2017, a Direcção da A.A.S.M convidou todos os seus associados, agrupados por freguesias e conselhos da Ilha de S. Miguel, a visitarem a Nova Fábrica de Rações Santana.

A concentração das pessoas era feita na Fábrica estando presente um elemento da Direcção, Eng. Jorge Sousa.

O Diretor de Produção, Eng. Luís Rodrigues recebia as pessoas e depois seguia-se uma visita guiada ás instalações, começando pelas matérias-primas e descrevendo cada uma delas.

Primeiramente, as Matérias-primas embaladas em sacos e em Bigbags, onde era descrito a função de cada uma delas, Premixes (Componente mineral/Vitamínico), Gordura Protegida (By Pass), Bicarbonato de Sódio, Adsorvente de micotoxinas, Aminoácidos, etc…

A visita seguia depois para os armazéns de Matéria-prima a Granel e em Silos.

Ai era descrito a composição de cada uma delas, bem como as suas características analíticas, bem como as quantidades que cada uma delas contribuía para a formulação dos concentrados (rações) de vacas leiteiras.

Um dos pontos que mais se acentuou foi precisamente o controlo de qualidade que se faz a cada uma delas, destacando-se a colheita de amostras na recepção da Matéria Prima para analise, a monitorização constante da temperatura, com leituras bidiarias, a colheita de amostras, semanalmente para posterior analise, físico química, pesquisa de bolores e leveduras e ainda pesquisa de micotoxinas.

Para o efeito, temos um protocolo com um laboratório oficial, o Inova, para alem de algumas análises que fazemos internamente.

Foram colocadas algumas dúvidas pelos associados, prontamente respondidas pelo técnico (Eng. Luís Rodrigues).

Seguiu-se depois a visita á fábrica propriamente dita e todo o processo tecnológico, ou seja pesagem, dosagem, moagem, mistura, granulação e armazenamento do produto acabado (Ração) a granel ou ensacado.

Na sala de comando, fez-se apresentação resumo de todo o processo, onde puderam constatar todo o sistema informático e automação da Fábrica.

Finda a visita, dava-se inicio a uma palestra técnica, onde para além do técnico da Fábrica (eng Luís Rodrigues) também fizeram apresentações técnicas, sobre nutrição e alimentação da vaca leiteira, o Eng. Agrónomo Jerónimo Pinto, da Eurocereal e o Eng. Zootécnico Filipe Martins, da Nutrinova. Estas empresas são fornecedoras de Premixes para a Fábrica de Rações Santana e estes dois técnicos são nossos colaboradores. (ver as apresentações noutro local deste Jornal).

Foram quatro dias extremamente produtivos, onde foram debatidos vários temas com boa adesão e muito interesse demonstrado pelos associados.

Compareceram mais de quatrocentos sócios ao longo dos 4 dias, o que demonstra bem o interesse manifestado pelos nossos associados.

Aproveitou-se ainda para relembrar, todos os serviços que a Associação Agrícola de São Miguel, presta aos sócios tais como:

- Contraste Leiteiro;

- Inseminação artificial;

- Assistência Médico Veterinária;

- Assistência técnica na área

dos solos;

- Fertilizantes, Sementes;

- Contabilidade Agrícola;

- Serviço de Apoio á Qualidade

do Leite;

- Gabinete de apoio á elaboração de Projectos;

- Prevenção e tratamento de cascos;

- Formação profissional, etc

De seguida tinha lugar um almoço, fornecido pelo restaurante da Associação Agrícola, onde se aproveitava para debater mais alguns temas.

Em suma, é este o objectivo da Associação Agrícola de S Miguel e da Cooperativa União Agrícola, dar a conhecer aos seus associados o que fazemos e como fazemos, sempre com o objectivo de contribuir para melhorar o rendimento dos seus sócios.

É precisamente esta função para além de fornecermos produtos e serviços de qualidade que nos diferencia dos demais operadores existentes no mercado da Ilha de S Miguel, porque tudo o que fazemos, é sempre em prol da lavoura associada e nunca pensando no lucro imediato, porque colocamos acima de tudo o interesse e rendimento dos nossos associados.

 

Luís Rodrigues

(Eng. Zootécnico)

Outras notícias do Jornal Agricultor 2000 | Agricultor 2000

Os produtores de leite dos Açores perderam quase 70 milhões de euros nos últimos 2 anos e meio

Novo Mercado Agrícola de Santana dignifica os agricultores

Jorge Rita eleito “Gestor do Ano” pela revista “100 Maiores empresas dos Açores”

Secretário Regional da Agricultura vai agilizar projetos de investimento agrícola

“O mercado agrícola ganha um novo espaço e maior dignidade e conforto”

Visita à Fábrica de Rações Santana da Cooperativa União Agrícola, C.R.L.

Palestra sobre nutrição animal