Jorge Rita eleito “Gestor do Ano” pela revista “100 Maiores empresas dos Açores” | Agricultor 2000


Há 14 anos que Jorge Rita é Presidente da Associação Agrícola de São Miguel e da Cooperativa União Agrícola, CRL, e o facto de ter elevado a Cooperativa a uma das maiores e melhores cooperativas nacionais, levou-o a ser eleito "Gestor do Ano" pela revista "100 Maiores Empresas dos Açores 2015".

Com um volume anual de negócios de 40 milhões de euros, sem contar com o leite, e perto de 300 colaboradores, a Cooperativa União Agrícola pretende construir um centro interpretativo da agricultura em Santana, abrir um restaurante em Lisboa como forma de valorizar os produtos regionais e abrir uma escola profissional de agricultura

Aos 56 anos, Jorge Rita foi eleito "Gestor do Ano" pela revista "100 Maiores Empresas dos Açores 2015", pelo trabalho desenvolvido à frente da Associação Agrícola de São Miguel e da Cooperativa União Agrícola, CRL há já 14 anos.

O prémio de "Gestor do Ano" atribuído pela revista "100 Maiores Empresas dos Açores em parceria com o jornal Açoriano Oriental, foi atribuído por um júri composto por oito elementos em áreas tão diversas como a docência universitária, emprego, banca, ambiente, comunicação social, consultoria, economia, gestão e empreendedorismo. O júri analisou vários critérios para atribuição do prémio, nomeadamente que se traduzem num desempenho de excelência, sendo ainda apreciados os fatores "Reputação", "Experiência", "Empreendedorismo" e o "Relacionamento Empresa/Sociedade".

O prémio de "Gestor do Ano" pretende distinguir e homenagear quem garanta o crescimento do mercado do emprego e do tecido económico, responsabilizando-se pelo destino das empresas com atividade nos Açores.

Jorge Rita, de 56 anos, é o presidente da Associação Agrícola de São Miguel e da Cooperativa União Agrícola, CRL há 14 anos, tendo sido o Vice-presidente das referidas organizações entre 1999 e 2002. É também presidente da Federação Agrícola dos Açores desde 2008, cargo que já exerceu também entre 2002 e 2004.

Jorge Rita é também Presidente da Assembleia Geral da Associação Portuguesa de Criadores da Raça Frísia desde 2003 e vogal da direção da Confederação dos Agricultores de Portugal desde 2005. É ainda, desde 2008, Presidente da Assembleia Geral da Associação para o Desenvolvimento e Promoção Rural (ASDEPR).

A propósito da eleição de "Gestor do Ano", Jorge Rita explicou que o segredo para tornar a Associação Agrícola de São Miguel uma das maiores e melhores do país está no "rigor implementado ao longo dos anos e no profissionalismo dos nossos colaboradores. Não há milagres, nem segredos. Há muita dedicação, trabalho e paixão". Jorge Rita explicou que o envolvimento de todos os colaboradores como "uma autêntica família", onde todos remam para o mesmo lado, revela o sucesso da instituição que preside.

"Posso ser o responsável máximo, mas se não tiver uma boa máquina humana atrás, não conseguíamos atingir os objetivos pretendidos. Temos crescido de forma gradual e sustentada e somos considerados uma das maiores instituições do país, tendo sido já reconhecida a nível nacional como melhor organização agrícola, na área de associativismo e cooperativismo", refere Jorge Rita em entrevista à publicação que o elege "Gestor do Ano".

O Presidente da Associação Agrícola de São Miguel e da Cooperativa União Agrícola reconhece que a gestão da organização "é muito mais difícil do que uma empresa privada", uma vez que é necessário conciliar a gestão económica e financeira da instituição e não descurar a parte social dos cooperantes e associados, que são os agricultores. "Em tempos de crise e de dificuldades sabem que estamos sempre do lado deles", refere.

Os tempos não são fáceis e Jorge Rita revela que os problemas maiores que enfrenta a Cooperativa União Agrícola têm a ver essencialmente com a receita muito baixa dos agricultores, principalmente devido ao baixo preço de leite que tem sido praticado. "Toda a gente ouve falar de crise, mas se há alguém que suporta esta crise da lavoura, ninguém mais do que a Cooperativa União Agrícola".

Em relação ao futuro, Jorge Rita destaca que haverá o aumento da fábrica de rações para se tornar totalmente auto-suficiente em termos de armazenagem. Além disso, um dos grandes projetos da Cooperativa União Agrícola prende-se com a construção de um centro interpretativo de agricultura no recinto de Santana. Jorge Rita anuncia também a abertura de um restaurante em Lisboa, "que achamos que será essencial desde que fiquem salvaguardadas algumas situações a nível da carne, nomeadamente, melhorias ao nível do matadouro de São Miguel e dos transportes". Para o "Gestor do Ano" há ainda a intenção de instituir uma escola profissional de agricultura porque considera "fundamental haver formação nesta área, pois o conhecimento hoje é essencial para um setor que é vital na nossa economia", concluiu.

A Cooperativa União Agrícola tem um volume anual de negócios de 40 milhões de euros (sem leite) e perto de 300 funcionários, que o "Gestor do Ano" revela serem todos uma "grande família" para alavancar a empresa que é uma das maiores e melhores do país.

Outras notícias do Jornal Agricultor 2000 | Agricultor 2000

Os produtores de leite dos Açores perderam quase 70 milhões de euros nos últimos 2 anos e meio

Novo Mercado Agrícola de Santana dignifica os agricultores

Jorge Rita eleito “Gestor do Ano” pela revista “100 Maiores empresas dos Açores”

Secretário Regional da Agricultura vai agilizar projetos de investimento agrícola

“O mercado agrícola ganha um novo espaço e maior dignidade e conforto”

Visita à Fábrica de Rações Santana da Cooperativa União Agrícola, C.R.L.

Palestra sobre nutrição animal