Secretário Regional da Agricultura vai agilizar projetos de investimento agrícola | Agricultor 2000


O Secretário Regional da Agricultura e Florestas prometeu maior agilidade no sentido de dar seguimento a mais de 160 projetos de investimento agrícola que estavam por aprovar. Na cerimónia de inauguração do novo Mercado Agrícola de Santana João Ponte elogiou o projecto da Associação Agrícola de São Miguel de querer mostrar e abrir uma feira tão tradicional ao turismo, transformando-a numa mais-valia.

Na inauguração do novo Mercado Agrícola de Santana o Secretário Regional da Agricultura e Florestas, João Ponte, também marcou presença e como que a responder a Jorge Rita deixou claro que enquanto eu for Secretário Regional da Agricultura, os benefícios que existirem são para todos".

João Ponte, que falou também na cerimónia de inauguração do novo Mercado Agrícola de Santana, referiu que o espaço "valoriza e dignifica o trabalho dos agricultores" sendo um "espaço moderno, acolhedor, virado para o futuro e que acompanha o que tem sido o investimento do Governo Regional".

João Ponte considerou que o espaço inaugurado tem um grande potencial turístico, considerando que a agricultura "tem muito a ganhar com o turismo e este com a agricultura. Este espaço, conjuntamente com os projetos que a Associação Agrícola de São Miguel anunciou, insere-se nessa lógica de ser um ponto de atração turística e de promoção dos nossos produtos", referiu.

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas disse também nesta cerimónia o esforço que tem sido feito na modernização de todo o setor agrícola, dando conta que "o PRORURAL é uma ferramenta muito importante e um bom exemplo daquilo que é o aproveitamento dos fundos comunitários pelo setor". Afetos ao PRORURAL foram 340 milhões de euros, dos quais 45 milhões são verbas regionais, sendo que cerca de 45% do quadro já está comprometido e 25% está executado.

Esses valores representam que "o setor, e bem, tem aproveitado estes fundos", já que só em 2016, foram apresentados 197 projetos com uma dotação de 19 milhões de euros. Destes, 70% estão relacionados com o setor do leite e da carne, "o que demonstra que este é um setor fundamental para a atividade agrícola e em que os agricultores continuam a apostar e a acreditar".

João Ponte anunciou ainda que quando tomou posse encontrou um grande número de projetos por aprovar e por isso "pediu um esforço suplementar" aos serviços da Direção Regional do Desenvolvimento Rural para decidir num curto espaço de tempo sobre 160 projetos de investimento agrícola.

Em causa estão 31 pedidos de nova instalação para jovens agricultores, com um montante de prémio de 1,3 milhões de euros, e 136 projetos de investimento com um valor global superior a 13 milhões de euros e com uma dotação regional de despesa pública de oito milhões de euros. Os projetos têm a ver com a dinâmica de modernização das explorações agrícolas, que o Governo dos Açores acompanha em termos de modernização das infraestruturas, como caminhos agrícolas, abastecimento de água e eletrificação das explorações.

Outras notícias do Jornal Agricultor 2000 | Agricultor 2000

Os produtores de leite dos Açores perderam quase 70 milhões de euros nos últimos 2 anos e meio

Novo Mercado Agrícola de Santana dignifica os agricultores

Jorge Rita eleito “Gestor do Ano” pela revista “100 Maiores empresas dos Açores”

Secretário Regional da Agricultura vai agilizar projetos de investimento agrícola

“O mercado agrícola ganha um novo espaço e maior dignidade e conforto”

Visita à Fábrica de Rações Santana da Cooperativa União Agrícola, C.R.L.

Palestra sobre nutrição animal