Eurodeputado Ricardo Serrão Santos defende que regulamento do POSEI se mantenha independente | Agricultor 2000


No Encontro - Diálogo sobre "o futuro da Política Agrícola Comum (PAC)", o eurodeputado Ricardo Serrão Santos defendeu que a política de coesão e a política agrícola "não podem servir de bitola de corte para alimentar outras políticas" e manifestou a necessidade do regulamento do POSEI se manter independente.

O eurodeputado eleito pelos Açores, Ricardo Serrão Santos, fez questão de lembrar ao Comissário Europeu da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Phil Hogan, as iniciativas que desenvolveu a propósito do setor do leite e da agricultura.

No Encontro - Diálogo com os cidadãos sobre "O futuro da Política Agrícola Comum (PAC)", que decorreu na Associação Agrícola de São Miguel, o eurodeputado fez questão de dizer que foi "com surpresa" que recebeu a proposta de orçamento da Política Agrícola Comum (PAC) que vaticinava um corte de 3,9% no POSEI. Isto porque, "desde 2014 foram profundamente debatidas as posições do Parlamento Europeu quando foi a crise do leite e chamámos a atenção do Comissário da Agricultura para a necessidade de reforçar o POSEI como medida extraordinária".

Uma reivindicação que "influenciou um anúncio do Presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, que não iria mexer no orçamento do POSEI" e por isso "foi com tristeza e surpresa que vimos um corte de 3,9% que é um corte nominal e ao longo dos anos os cortes reais poderão ser superiores".

Quando os desafios para o setor agrícola "são mais do que muitos", há que desenvolver um esforço "na conjuntura dos preços, que são mais variáveis, o que coloca uma pressão suplementar aos agricultores", quer aos agricultores das Regiões Ultraperiféricas (RUP) quer a todos os agricultores da Europa.

Colocam-se ao setor novos constrangimentos financeiros, como as taxas de financiamento do desenvolvimento rural que exigem maior comparticipação regional ou nacional.

Apesar de garantir que "existe vida para além do POSEI e do orçamento do POSEI", Ricardo Serrão Santos lembrou a necessidade de se salvaguardar que o regulamento do POSEI "se continue a aplicar de forma independente das regras relativas à PAC".

Ricardo Serrão Santos lembrou que a proposta de orçamento do desenvolvimento rural, bem como as taxas de co-financiamento, são revistos a favor das regiões e países com menos capacidade de comparticipação financeira, "por isso o corte no POSEI é uma situação que incomoda".

Lembrando que numa das últimas reuniões da Comissão de Agricultura da Comissão Europeia "o Comissário Phil Hogan, mostrou abertura e empenho em manter o orçamento do POSEI mas o certo é que a proposta inicial não foi nesse sentido", o que considera ser um início "menos positivo" das negociações.

Ricardo Serrão Santos lembrou por isso Phil Hogan que "a política de coesão e política agrícola não podem servir de bitola de corte para alimentar outras políticas. Compreendo a necessidade de investir numa política de defesa mais comum, numa política contra o terrorismo mais comum, mas isto é para beneficiar também o orçamento de alguns Estados-Membros" e considerou que as duas políticas "são fundamentais para continuar a convergência e a estabilidade na União Europeia, não podem servir de bitola para os orçamentos". Ricardo Serrão Santos apelou por isso a que se procurem outros orçamentos sectoriais para reequilibrar as políticas de coesão e agrícola. É que "os cortes na política de coesão podem ser muito graves para a convergência da União Europeia e podem deitar abaixo anos e anos de perspetivas de convergência", concluiu o eurodeputado.

Outras notícias do Jornal Agricultor 2000 | Agricultor 2000

A vinda do Comissário Europeu aos Açores foi muito importante para a Agricultura Açoriana

Presidente da AASM pede reforço de verbas do POSEI para os Açores quando se sabe que não haverá cortes

Federação Agrícola dos Açores marcou presença em Bruxelas

Comissário Phil Hogan é aplaudido ao anunciar que não haverá cortes no POSEI

Ministro da Agricultura Capoulas Santos diz que globalmente Portugal apoia o modelo da PAC proposto por Bruxelas

Secretário da Agricultura João Ponte garante apoio do Governo na melhor proposta possível da PAC

Eurodeputada Sofia Ribeiro preocupada com proposta de revisão da PAC

Eurodeputado Ricardo Serrão Santos defende que regulamento do POSEI se mantenha independente

Produtores micaelenses na Feira Agrícola Açores 2018 realizada na ilha Terceira

Associação Agrícola promove produtos regionais em Santarém

Curso de Orientação para a Classificação de Bovinos de Leite

Fórum Económico e Social deu início às celebrações do Dia de Portugal em São Miguel

Reunião com a Comissão Executiva do banco Eurobic