Comissário Phil Hogan é aplaudido ao anunciar que não haverá cortes no POSEI | Agricultor 2000


O Comissário Europeu da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Phil Hogan, veio aos Açores anunciar que os anunciados cortes de 3,9% no POSEI vão ser restaurados e que o POSEI vai ficar de fora do plano estratégico. "É mais seguro continuar como estão", esclareceu Phil Hogan que foi bastante aplaudido quando deixou a garantia que não haveria cortes nas verbas do POSEI.

No Encontro - Diálogo com os cidadãos sobre "O futuro da Política Agrícola Comum (PAC)", o Comissário Europeu da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Phil Hogan, deu a grande notícia aos muitos agricultores presentes: afinal os anunciados cortes de 3,9% no orçamento do POSEI não seguiriam em frente e as verbas daquele programa manter-se-iam para os Açores e restantes RUP's.

O Comissário Europeu foi aplaudido assim que anunciou que "estou aqui para dizer que esses 3,9% serão restaurados. Temos de corrigir isso e é melhor reconhecer que fizemos um erro e restaurá-lo, e os 3,9% vão ser restaurados".

Primeiro Phil Hogan fez questão de se assumir também como ilhéu, já que é natural da Irlanda, e manifestou conhecer alguns dos constrangimentos que se colocam a uma Região Ultraperiférica. E garantiu que os programas de promoção da União Europeia "oferecem valiosas ferramentas para os vossos projetos de qualidade. Estou aqui para dizer que os Açores podem sentir-se orgulhosos no mercado da comida mundial", já que elogiou o leite, a carne e principalmente os queijos dos Açores.

Referindo que os dois eurodeputados eleitos pelos Açores, Sofia Ribeiro e Ricardo Serrão Santos, "vão ser muito importantes nas negociações da proposta", Phil Hogan também fez questão de dizer que "também estarei lá para ajudar no que puder", lembrando que o Ministro Capoulas Santos "vai ser a vossa voz no que diz respeito à PAC e à discussão do orçamento".

Em jeito de justificação dos anunciados cortes de 3,9% do POSEI, Phil Hogan traçou o cenário que se vive atualmente na União Europeia. "Temos um problema e um desafio que é a primeira vez que um país sai da União Europeia e infelizmente é um dos grandes, o Reino Unido que deixa 12 biliões de euros a menos no orçamento geral da União Europeia", explicou ao acrescentar que "todos os Primeiros-Ministros dizem que precisam de mais dinheiro para agricultura mas no dia seguinte dizem que precisam para novas prioridades da Europa, como a segurança, a defesa e a emigração. É uma questão de escolhas políticas quando se tem uma pequena fatia de dinheiro. Concordo com o que dizem que se temos mais prioridades precisamos de mais dinheiro, caso contrário não pode ser feito".

Referindo então que os cortes de 3,9% não seguirá em frente, Phil Hogan deixou também claro que "o POSEI vai manter-se fora do plano estratégico e continua como está. É mais seguro continuar como está.", disse.

Já a questão do desenvolvimento rural "é outra área muito importante e temos de trabalhar em conjunto. Precisamos de unanimidade dos Estados-Membros quando se fala em dinheiro. É um acordo difícil porque quando temos países a dizer que devemos ter menos dinheiro na PAC e quando temos menos países na União Europeia, não é fácil de resolver este problema".

É por isso que Phil Hogan entende que as negociações que se seguem têm de servir para "convencer esses países a ser unânimes" e convencê-los que "precisamos de mais contributos para o orçamentos e não deve ser às custas da agricultura e coesão. Mas vai ser um desafio. É a batalha que temos pela frente e que vamos continuar a defender para que os agricultores dos Açores e da Europa continuem a ter algum nível de proteção", manifestou o Comissário Europeu da Agricultura e Desenvolvimento Rural.

Outras notícias do Jornal Agricultor 2000 | Agricultor 2000

A vinda do Comissário Europeu aos Açores foi muito importante para a Agricultura Açoriana

Presidente da AASM pede reforço de verbas do POSEI para os Açores quando se sabe que não haverá cortes

Federação Agrícola dos Açores marcou presença em Bruxelas

Comissário Phil Hogan é aplaudido ao anunciar que não haverá cortes no POSEI

Ministro da Agricultura Capoulas Santos diz que globalmente Portugal apoia o modelo da PAC proposto por Bruxelas

Secretário da Agricultura João Ponte garante apoio do Governo na melhor proposta possível da PAC

Eurodeputada Sofia Ribeiro preocupada com proposta de revisão da PAC

Eurodeputado Ricardo Serrão Santos defende que regulamento do POSEI se mantenha independente

Produtores micaelenses na Feira Agrícola Açores 2018 realizada na ilha Terceira

Associação Agrícola promove produtos regionais em Santarém

Curso de Orientação para a Classificação de Bovinos de Leite

Fórum Económico e Social deu início às celebrações do Dia de Portugal em São Miguel

Reunião com a Comissão Executiva do banco Eurobic