“Agricultores açorianos são um exemplo na capacidade de resposta aos desafios que lhes são colocados” | Agricultor 2000


Nas comemorações do Dia Nacional da Agricultura, o Presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro destacou o "percurso absolutamente notável" que o setor agrícola tem feito nos Açores, elogiando também os agricultores açorianos pelo facto de saberem dar resposta aos desafios que lhes são colocados. Sem se alongar muito sobre o próximo desafio das negociações do próximo Quadro Comunitário de Apoio, Vasco Cordeiro optou por destacar "o mérito e a importância" do evento que reuniu mais de quatro mil crianças em Santana

Depois de visitar todos os expositores e de interagir com os mais pequenos que ia encontrando pelo caminho o Presidente do Governo Regional, Vasco Cordeiro, mostrou-se "impressionado" com as comemorações do Dia Nacional da Agricultura que tiveram lugar no Mercado Agrícola de Santana.

A iniciativa que reuniu mais de quatro mil crianças de vários anos escolares foi considerada "de muito mérito" por proporcionar um contacto mais direto das crianças e jovens com a agricultura. São iniciativas como a que aconteceu em Santana, e à qual o Governo Regional também se associou, que "se valoriza este setor, se dignifica este setor, se dá a conhecer às novas gerações a forma como muitos dos produtos que consumimos no nosso dia-a-dia surgem". E esta atividade que permitiu um contacto mais estreito entre as crianças e jovens e a agricultura "é importante, não apenas por decorrer numa Região que tem no setor agrícola um dos seus principais setores económicos, mas em si mesmo enquanto meio de educação e de sensibilização para a importância do setor agrícola".

Apesar de impressionado com as mais de quatro mil crianças presentes no recinto, o Presidente do Governo Regional destacou que na agricultura também há desafios, "todos os dias". Desafios ao nível do trabalho desenvolvido pelo Governo Regional e desafios também ao nível de cada um dos agricultores. Mas também aspetos que "urge melhorar e desafios que estão à nossa frente", nomeadamente as negociações do próximo Quadro Comunitário de Apoio, referindo Vasco Cordeiro que "não estamos satisfeitos com a proposta de orçamento comunitário que foi apresentado".

Mas como o dia era de festa, o Presidente do Governo Regional não se quis alongar em desafios e optou por elogiar o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo setor agrícola nos Açores. "Os Açores têm feito um percurso absolutamente notável. Não apenas o que tem a ver com o setor dos laticínios, como todo o setor agrícola. Os agricultores açorianos são, desse ponto de vista, e julgo que não peco por excesso, o exemplo da capacidade de resposta aos desafios quer da quantidade, quer da qualidade que lhes são colocados, e não apenas no setor dos laticínios", referiu o Presidente do Governo.

Daí que tenha destacado a importância que o setor tem não só no arquipélago mas também no contexto nacional, já que em apenas 2,3% do território nacional, os Açores produzem mais de 30% do leite produzido em Portugal e cerca de 50% do queijo. "Isso só se faz com condições, mas sobretudo com a dedicação e competência de todos os envolvidos nesse processo", destacou Vasco Cordeiro.

Voltando a reforçar "o mérito e a importância desta iniciativa" que foi organizada pela Associação Agrícola de São Miguel, com o apoio do Governo e da Confederação dos Produtores de Portugal (CAP), Vasco Cordeiro fez saber que o facto de "sensibilizar, de despertar o gosto e o interesse das crianças por esta atividade é também uma forma digna e bastante meritória de servir a causa da agricultura e numa Região em que a agricultura tem o peso que tem, servir a causa dos Açores".

Com o lema "cuidar e cultivar para todos alimentar", as comemorações do Dia Nacional da Agricultura encheram o Mercado Agrícola de Santana com um colorido diferente dando a oportunidade aos mais novos de contactar com animais e vários produtos hortícolas e frutícolas que demonstraram a tradição da agricultura nos Açores.

Outras notícias do Jornal Agricultor 2000 | Agricultor 2000

“Todos temos que olhar para os Açores de uma forma diferente em relação ao que é a agricultura no contexto nacional e europeu”

“Agricultores açorianos são um exemplo na capacidade de resposta aos desafios que lhes são colocados”

“Ver tantas crianças com esta envolvência é uma demonstração do poder que os agricultores têm nesta Região”

Federação Agrícola entrega caderno reivindicativo ao presidente do Governo

Parque de Exposições recebe “Dia da Produção Regional”

Mais de quatro mil crianças foram conhecer de perto o setor no Dia Nacional da Agricultura

“Açores com valor acrescentado”

Apresentada estratégia para valorizar a carne com marca Açores

Visita a caminhos entre Porto Formoso e Lomba de São Pedro

Pedida união durante negociação da PAC em Bruxelas

Obras de beneficiação do Caminho da Eirinha, no Perímetro de Ordenamento Agrário de Santana - Rabo de Peixe

A Cooperativa União Agrícola, CRL promove 2 ações formativas

Cooperativa União Agrícola promove formações de APF pela primeira vez aos seus colaboradores como entidade certificada