Mais de quatro mil crianças foram conhecer de perto o setor no Dia Nacional da Agricultura | Agricultor 2000


O recinto do Mercado Agrícola de Santana encheu-se de um colorido diferente para receber as comemorações do Dia Nacional da Agricultura que contou com a presença de mais de quatro mil crianças vindas de toda a ilha de São Miguel.

O evento, que decorreu pelo segundo ano consecutivo, foi organizado pela Associação Agrícola de São Miguel em colaboração com o Governo Regional dos Açores e Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) pretende demonstrar aos mais novos a importância da agricultura no dia-a-dia de cada um.

O recinto esteve dividido em várias secções para poder albergar todas as variantes do setor. A secção dos animais foi a mais apreciada, pois apesar de ali estarem expostos bovinos, aves, equídeos, suínos, ovinos, caprinos, galinhas, coelhos, patos e até abelhas, foram as vacas as preferidas pelos mais novos, já que puderam ordenha-las.

Numa outra vertente, as produções regionais estiveram também em destaque com muita e variada fruta que se produz em São Miguel, que se juntou a culturas tão tradicionais como o chá, ananás ou banana.

A área ambiental e a florestal não foram esquecidas e os mais novos puderam aprender mais sobre reciclagem e também sobre as várias vertentes da floresta, como as madeiras produzidas na Região e as várias profissões à volta da floresta.

As áreas hortícola e frutícola também foram bastantes exploradas pelos mais novos já que tiveram oportunidade de conhecer as várias fases de desenvolvimento das frutas e hortaliças, e puderam mexer na terra para plantar alguns exemplares.

Um evento didático e muito colorido, onde não faltaram os insufláveis, os jogos e onde até se podia fazer corridas de trator.

Durante todo o dia foram mais de quatro mil crianças de várias escolas de toda a ilha de São Miguel que se reuniram em Santana, onde as crianças do 1º ao 6º ano puderam ter um contacto mais próximo com o setor de maior importância económica na Região. Após tantas brincadeiras, tanta aprendizagem, contacto com produtores, com as indústrias de laticínios e queijarias, e até com verdadeira maquinaria agrícola, os mais novos degustaram um almoço oferecido pela Associação Agrícola de São Miguel.

Um Dia Nacional da Agricultura assinalado de forma diferente, onde o mundo rural e o desenvolvimento sustentável na Região estiveram em evidência.

 

Agradecimentos

- Governo dos Açores

- Andrade, Alves e Filhos

- Easyfruits

- Frutaçor

- Profrutos

- Quinta Pôr do Sol

- Ricardo Pinto

- Plantivine

- Boa Fruta

- Liderfrutas

- Pauferr

- Sicosta

- Fábrica de Chá Gorreana

- Musami

- Lactaçores

- Bel

- Insulac

- Yoçor

- Queijaria São Miguel

- Casermel

- Associação de Avicultores de São Miguel

- Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande

- Agricultores   que cederam os animais

Outras notícias do Jornal Agricultor 2000 | Agricultor 2000

“Todos temos que olhar para os Açores de uma forma diferente em relação ao que é a agricultura no contexto nacional e europeu”

“Agricultores açorianos são um exemplo na capacidade de resposta aos desafios que lhes são colocados”

“Ver tantas crianças com esta envolvência é uma demonstração do poder que os agricultores têm nesta Região”

Federação Agrícola entrega caderno reivindicativo ao presidente do Governo

Parque de Exposições recebe “Dia da Produção Regional”

Mais de quatro mil crianças foram conhecer de perto o setor no Dia Nacional da Agricultura

“Açores com valor acrescentado”

Apresentada estratégia para valorizar a carne com marca Açores

Visita a caminhos entre Porto Formoso e Lomba de São Pedro

Pedida união durante negociação da PAC em Bruxelas

Obras de beneficiação do Caminho da Eirinha, no Perímetro de Ordenamento Agrário de Santana - Rabo de Peixe

A Cooperativa União Agrícola, CRL promove 2 ações formativas

Cooperativa União Agrícola promove formações de APF pela primeira vez aos seus colaboradores como entidade certificada