“Açores com valor acrescentado” | Agricultor 2000


A Secretaria Regional da Agricultura e Florestas, através da Direção Regional do Desenvolvimento Rural e em colaboração com a Associação Agrícola de São Miguel assinalou, a 26 de abril, o Dia da Produção Regional com a realização de um seminário denominado "Açores com valor acrescentado", no Parque de Exposições de São Miguel.

Este ano a celebração do Dia da Produção Regional coincidiu com o Dia da Produção Nacional, que se assinala desde 2011 e cujo principal objetivo é informar os consumidores para a importância social e económica da produção portuguesa, bem como apelar ao consumo "Made in Portugal" .

Este evento, que contou com cerca de duas centenas de participantes, entre estes agricultores e industriais do setor agroalimentar, reuniu como principais áreas em destaque a produção, a transformação, a inovação, a cooperação e o consumo. O Secretário Regional da Agricultura e Florestas, João Ponte, e o Presidente da Federação Agrícola dos Açores, Jorge Rita deram início à sessão de abertura.

O Seminário denominado "Açores com valor acrescentado" incluiu, no período da manhã, várias intervenções, sendo estas por parte de Maria Custódia Correia, da Rede Rural Nacional que nos falou sobre a importância da cooperação na produção, apelando à realização de parcerias, de Vítor Tito, da BBZ que listou as sete grandes tendências alimentares que surgirão futuramente no mercado da alimentação, e de Pedro Pimentel, Diretor-Geral da CentroMarca que opinou sobre a situação atual dos Açores no que diz respeito aos lacticínios e deu algumas dicas sobre as tendências futuras do setor do leite. Ainda antes do almoço, Mirjam Buil manifestou-se sobre a inovação na transformação e Maria Canelhas debateu a cooperação no consumo.

A manhã abrangeu também intervenções de Rodolfo Tristão, presidente da Câmara de Provadores da Comissão Vitivinícola Regional dos Açores, que nos falou sobre o mercado dos vinhos e sugeriu que os Açores poderão vir a ser um destino vínico. Também, Marisa Toste, administradora da Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores (SDEA), referiu os próximos desafios da Marca Açores e o poder que esta marca tem vindo a desenvolver.

Já pela tarde foram apresentados quatro casos de valorização da produção regional, nomeadamente, Rui Calouro, da BEL, que falou sobre pastagens sustentáveis. Madalena Mota, do Chá Gorreana, que retratou a cultura do chá, nas várias prespectivas. Também, Carlos Arruda, do INOVA, pronunciou-se sobre a melhoria da competitividade do ananás dos Açores e por último, o empresário João Monteiro interveio sobre o valor acrescentado na horticultura.

O encerramento do seminário, ficou a cargo do Diretor Regional do Desenvolvimento Rural, Fernando Sousa, que enalteceu a qualidade do evento e a presença dos agricultores.

Outras notícias do Jornal Agricultor 2000 | Agricultor 2000

“Todos temos que olhar para os Açores de uma forma diferente em relação ao que é a agricultura no contexto nacional e europeu”

“Agricultores açorianos são um exemplo na capacidade de resposta aos desafios que lhes são colocados”

“Ver tantas crianças com esta envolvência é uma demonstração do poder que os agricultores têm nesta Região”

Federação Agrícola entrega caderno reivindicativo ao presidente do Governo

Parque de Exposições recebe “Dia da Produção Regional”

Mais de quatro mil crianças foram conhecer de perto o setor no Dia Nacional da Agricultura

“Açores com valor acrescentado”

Apresentada estratégia para valorizar a carne com marca Açores

Visita a caminhos entre Porto Formoso e Lomba de São Pedro

Pedida união durante negociação da PAC em Bruxelas

Obras de beneficiação do Caminho da Eirinha, no Perímetro de Ordenamento Agrário de Santana - Rabo de Peixe

A Cooperativa União Agrícola, CRL promove 2 ações formativas

Cooperativa União Agrícola promove formações de APF pela primeira vez aos seus colaboradores como entidade certificada