Jorge Rita, defende a criação de pacto de regime para se resolver a situação do setor leiteiro | Agricultor 2000


O Presidente da Federação Agrícola dos Açores, começou por realçar que neste momento "vivemos uma conjuntura extremamente árdua. Pois, temos a situação anormal do aumento gradual dos custos de produção e também a falta de rendimento dos agricultores". Neste sentido, Jorge Rita realça o facto de o preço do leite pago ao produtor estar estagnado. Avançou que transmitiu à Ministra da Agricultura a necessidade de "uma vez por todas, firmar um pacto de regime regional e nacional para resolver a situação do sector leiteiro, que não pode continuar da forma em que se encontra".

O representante da lavoura açoriana, considera que o que mais importa agora, é mudar o paradigma atual da indústria da transformação e da comercialização. E para isso, "ou conseguimos colocar os produtos regionais num patamar alto de valorização ou nunca teremos sucesso. Este é um trabalho que tem de ser feito muito mais pela indústria, pela distribuição e pela comercialização". Jorge Rita, não tem dúvidas de que é necessário alterar a estratégia de marketing associada à venda destes produtos.

Jorge Rita considera também que a indústria "tem sido muito apoiada, mas não tem sido obrigada a criar novos produtos com diferenciação e valor acrescentado". O Presidente da Associação Agrícola de São Miguel, reforçou que é necessário "apostar na internacionalização dos produtos açorianos (…) A indústria não o faz porque não sabe ou porque não quer" e sublinha que os produtores não aguentam mais um dia a produzir leite da forma e ao custo que produzem, com o preço a que recebem". Ainda relacionado com este assunto e questionado sobre a possibilidade da existência de uma manifestação, Jorge Rita garantiu que essa opção "está sempre em cima da mesa quando os produtores assim o entenderem, mas, nesta fase, e na expectativa que as indústrias anunciem até dezembro a subida do preço do leite, iremos aguardar".

Outras notícias do Jornal Agricultor 2000 | Agricultor 2000

A produção de leite nos Açores tem de diminuir

Ministra da Agricultura reúne-se com Jorge Rita e agricultores de São Miguel

“Estão reunidas condições para que juntos, possamos ter um excelente plano estratégico...”

Na região, irão ser criadas entidades que se irão responsabilizar pela gestão dos fundos comunitários

Jorge Rita, defende a criação de pacto de regime para se resolver a situação do setor leiteiro

"O principal problema dos Açores, neste momento é o rendimento dos Agricultores"

“Os apoios comunitários, um desempenho eficiente da Secretaria Regional da Agricultura e uma boa estratégia ambiental são fulcrais...”

“A Agricultura esteve, está e estará sempre na base da economia dos Açores”

Renovado o protocolo entre o Governo dos Açores e a Federação Agrícola dos Açores

Workshop Dairy-4-future - Impacto das políticas europeias e regionais na produção leiteira açoriana

Ação de sensibilização PAC pós-2020 decorreu no Parque de Leilões da Associação Agrícola de São Miguel

Fórum Açores Bio21 - Seminário Agricultura de Precisão

O futuro da agricultura na União Europeia deve ser sustentável

“Estima-se que 43% do leite dos Açores é utilizado para marcas brancas”

O Projeto Dairy-4-Future

O ponto de vista dos produtores