Feira Agrícola Açores 2023 realizada na Terceira mostra a qualidade da agricultura Açoriana | Agricultor 2000


Realizou-se entre os dias 16 e 18 de junho no parque multissectorial da ilha Terceira, a Feira Agrícola Açores. Esta Feira caracterizou-se pelos concursos de Bovinos Holstein Frísia, de raças puras de carne, assim como de Ramo Grande, no entanto também houve destaque para provas de equitação, de vinho e concursos de produtos hortícolas, frutícolas e floricultura, horto-fruticultura em modo produção biológico e arranjos florais.

Quanto à cerimónia da Inauguração, esta contou com as intervenções de José Manuel Bolieiro, Presidente do Governo Regional dos Açores, Jorge Rita, Presidente da Federação Agrícola dos Açores e José António Azevedo, Presidente da Associação Agrícola da Ilha Terceira. O Presidente do Governo Regional, José Manuel Bolieiro foi quem iniciou os discursos, começou por anunciar ao setor agrícola açoriano a descida do preço da eletricidade para os produtores já a partir de julho. De seguida, José Manuel Bolieiro destacou a importância da Feira Açores para a região e garantiu que "é sempre um gosto enorme partilhar o reconhecimento e a gratidão que o movimento associativo e federativo asseguram na valorização do que somos capazes de fazer", sublinhou ainda, que "o setor agrícola é a essência da identidade dos Açores e que através da produção de agro-alimentos ganha-se maior autonomia política".  No final do seu discurso, José Manuel Bolieiro, deixou palavras de apreço ao Presidente da Federação Agrícola dos Açores, Jorge Rita e destacou que "todo o seu reconhecimento não apenas para Jorge Rita, é dele, mas é para os Açores inteiros", afirmou o governante. Jorge Rita, por sua vez, demonstrou grande satisfação pela medida anunciada pelo Governo relativamente à eletricidade, e afirmou que "o que foi anunciado vai de encontro às nossas preocupações e reivindicações". Quanto à Feira Açores, o Presidente da Federação Agrícola dos Açores, Jorge Rita sublinhou que este evento "apresenta um retrato de uma atividade diversificada que é essencial para a economia dos Açores e que tem efeito multiplicador em outras atividades".

Uma das principais atrações foi o Concurso Terceirense da Raça Holstein Frísia, onde estiveram presentes animais provenientes da Terceira, São Miguel, Faial e Pico, com excelentes qualidades que honraram a agropecuária Açoriana.

Esta feira teve igualmente uma componente comercial relevante, além da vertente social, onde agricultores Açorianos tiveram oportunidade de conviver e de trocar experiências.

Destaque para a participação dos produtores micaelenses no concurso Holstein frísia, que participaram com os 8 animais jovens vencedores nas suas classes no XIX concurso micaelense Holstein Frísia, (salvo exceção de impossibilidade de participação do primeiro classificado, houve substituição por animais premiados em 2º lugar da mesma exploração e por outro da respetiva secção). Em termos de prestação, os animais micaelenses obtiveram classificações excecionais como se pode verificar na tabela abaixo. Onde se pode destacar para além dos prémios individuais, a obtenção dos prémios, de vitela campeã, novilha campeã, grande campeã jovem assim como vice grande campeã jovem.

No decorrer deste concurso foi também premiado, de entre todos os manejadores a concurso, o jovem Manuel Raposo Melo, de apenas 14 anos, como melhor manejador do concurso terceirense da raça Holstein-Frísia.

De igual forma integrado na feira Açores decorreu o Concurso Jovens Manejadores da Raça Holstein-Frísia, onde uma vez mais ficou bem patente a excelência na apresentação dos animais pelos jovens manejadores micaelenses com os resultados alcançados.

 

1ª Secção manejadores

com idade ate 11 anos

1º Classificado

António Raposo Melo

2º Classificado

David Ferreira Arruda

 2ª Secção manejadores

com idade de 12 a 14 anos

1º Classificado

Manuel Raposo Melo

2º Classificado

Vasco Pacheco Serpa

3º Classificado

Xavier Pereira Melo

 

Com estas prestações alcançadas, os participantes dignificaram a agricultura de todas as ilhas dos Açores neste evento de carácter regional.

A Associação Agrícola de São Miguel gostaria de felicitar a organização pela realização deste evento e pelo seu sucesso, bem como todos os produtores e famílias que participaram na Feira Açores.

Outras notícias do Jornal Agricultor 2000 | Agricultor 2000

É impensável a região devolver fundos comunitários a Bruxelas

Audiência com o Presidente do Governo trouxe resultados para o setor agrícola

Associação Agrícola de São Miguel marcou mais uma vez presença na Feira Nacional da Agricultura em Santarém

Feira Agrícola Açores 2023 realizada na Terceira mostra a qualidade da agricultura Açoriana

Federação Agrícola dos Açores congratulou-se com a defesa dum aumento substancial do envelope financeiro do POSEI

Jorge Rita eleito como Presidente do Conselho de Ilha de São Miguel

Colóquio sobre a inovação na produção agropecuária e agricultura de precisão decorreu em Santana

S. R. Ambiente e Alterações Climáticas em parceria com a AASM promoveu sessão informativa sobre condições ambientais na agropecuária